Calibrar os pneus do carro é essencial para manter o veículo em boas condições e garantir mais segurança ao trânsito. No entanto, é comum que os motoristas mais esquecidinhos negligenciem esse processo tão importante e acabem se colocando em risco.
Leia mais: Capacete, tijolo e repelente: 14 itens CURIOSOS que vão na cesta básica
Uma das principais recomendações é calibrar os pneus quando eles estiverem frios, já que o contato da borracha com o asfalto gera calor e aumenta a pressão interna do componente. Por isso, medir a pressão do pneu aquecido pode resultar em uma variação de duas ou três libras a mais.
Antes de pegar a estrada, aproveite para corrigir sua pressão e evitar prejuízos como perda de alinhamento e de estabilidade, além de aumento na distância de frenagem. Se você não sabe como fazer isso, preparamos um guia simples, prático e infalível.
Intervalo ideal
A recomendação é calibrar os pneus toda semana para garantir as condições ideais ao veículo. Se não for possível, realizar o processo a cada 15 dias já é suficiente.
Consultar a pressão
Cada veículo tem uma pressão ideal definida com base em fatores como potência do motor, tamanho e se ele está ou não carregado. A pressão recomendada pela fabricante pode ser encontrada no manual do proprietário ou na etiqueta de informações do automóvel, normalmente fixada na coluna B ou no compartimento do combustível.
Confira uma tabela que pode te auxiliar:
Medir a pressão
Procure um local com um medidor de pressão confiável para aferir a pressão atual do pneu, que deve estar frio. Se preferir, você pode adquirir o seu em uma loja de autopeças.
Passo a passo para calibrar
Veja as instruções para calibrar seus pneus:
- Retire a tampa da válvula do pneu;
- Encaixe o medidor de pressão na válvula do pneu e pressione firmemente;
- Consulte a pressão atual na tela do medidor;
- Se a pressão estiver abaixo do recomendado pelo fabricante, adicione ar até atingir a marca correta. Se estiver acima, remova o excesso de ar pressionando a haste da válvula até ouvir o som de ar escapando.
Calibrar o estepe
Também é indicado calibrar o estepe para evitar problemas caso o pneu fure. O processo é o mesmo e a recomendação é realizar a calibragem a cada 15 dias, juntamente com o equipamento que está em uso.