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Atenção ao pedal: quando o radar começa a registrar o excesso de velocidade?

Para que o resultado seja mais justo e preciso, os radares fazem um cálculo da infração para considerar a margem de erro. Entenda como funciona.



Para garantir o cumprimento das leis de trânsito, os radares são usados para monitorar as infrações por excesso de velocidade, mas você sabe em que momento o radar começa a registrar a infração? Entenda como isso realmente funciona e o cálculo que define que, de fato, se houve uma falta.

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O registro de infração é o que leva os motoristas a receberem as multas, além da soma de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em alguns casos, isso resulta até mesmo na suspensão da CNH. É importante entender que a velocidade considerada para gerar a multa depende de um cálculo desconhecido por muitos.

Cálculo do registro de velocidade

O cálculo da infração tem como base a velocidade medida pelo radar, subtraindo a margem de erro. Essa margem de erro varia de acordo com o número registrado, com um limite de 7 km/h ou sete por cento da velocidade medida. Essa estratégia visa garantir mais precisão e justiça no cumprimento das leis de trânsito.

Esse sistema opera dessa maneira para que os radares, projetados para medir a velocidade dos veículos, possam atender a essa intenção sem cometer injustiças. Isso ocorre porque, como qualquer dispositivo de medição, eles podem ter uma pequena margem de erro, que pode variar devido à calibração do equipamento, condições de operação e até mesmo às variações normais do veículo, sem excessos que comprometam a segurança nas vias.

Assim, essa margem de erro é uma forma de evitar penalidades injustas devido a pequenas variações na velocidade. Dessa forma, são estabelecidos limites mais claros, tornando o sistema mais prático e compreensível.

Isso, porque é importante considerar as variações de velocidade normais e difíceis de evitar, já que não podemos manter a mesma durante toda a condução. Pode ser que, para desviar de algum veículo, por exemplo, o motorista precise acelerar um pouco mais, evitando – em alguns casos – acidentes, colisões, etc.

Assim, a aplicação da margem de erro garante que o foco esteja nas infrações mais significativas, ou seja, naquelas em que há uma comprovação do excesso, que leva à penalização do motorista com multa e pontos na CNH.




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