Nem sempre conseguimos associar o prazer ao trabalho diário. E, de fato, se formos esperar pelo final de semana, por férias ou por reconhecimento externo, corremos o risco de viver em constante frustração. Mas, e se eu te disser que o verdadeiro sentido da satisfação profissional pode estar nas pequenas coisas que fazemos diariamente?
Leia também: Esgotado no trabalho? Aqui estão 4 soluções práticas que podem te salvar
Quando o psicólogo da Wharton, Adam Grant, fala sobre a influência benéfica do trabalho, ele nos orienta sobre a direção a tomar. Grant destaca que aqueles profissionais que percebem o valor e o impacto positivo de suas atividades sobre os demais não só se sentem mais satisfeitos, mas também demonstram maior produtividade em comparação com os que não têm essa percepção.
Propósito: como realmente encontrá-lo?
Como encontrar esse propósito, principalmente em um momento global que nos desafia constantemente, em meio a uma pandemia e mudanças econômicas drásticas?
Nicholette Leanza, psicoterapeuta de Beachwood, Ohio, oferece uma solução simples, porém profunda: encontrar significado em cada tarefa, por mais pequena ou ingrata que seja.
“Não é negociável”, destaca Leanza, afirmando que encontrar prazer e propósito no trabalho é a via mais certa para a felicidade sustentável.
E o caminho para isso é se questionar frequentemente: “Por que estou fazendo isso e que significado isso poderia ter?”
Esse exercício de reflexão ajuda a trazer à tona o propósito de cada tarefa, por mais rotineira que seja. E, mesmo que o motivo seja simples, como manter o emprego para pagar as contas, reconhecê-lo já traz uma sensação de propósito.
Mas, para além das tarefas, há outro ingrediente que, muitas vezes, negligenciamos: o relacionamento com as pessoas ao nosso redor. Fomentar relações saudáveis e positivas, seja com o chefe, colegas ou subordinados, pode transformar completamente nossa percepção de bem-estar no trabalho.
“Os menores atos de gentileza podem fazer uma grande diferença”, reflete Leanza. E continua: “Nunca se sabe, uma conversa que você tem, ou um elogio que você dá a alguém, pode ser o que os ajudará durante a semana de trabalho… é difícil não se sentir bem com isso.”