Quanto à definição de pulgas, representam um inseto sem asas que se age conforme um parasita externo. Logo, ataca mamíferos e aves, sugando sangue, sua principal fonte de alimento, incluindo cachorros e gatos domesticados.
Veja também: Cachorro com medo de chuva: 10 dicas poderosas que vão acalmar seu pet
Embora a maioria dos cuidadores reconheça o risco, muitos subestimam as consequências de infestações. No entanto, trata-se de um animal nocivo que transmite micróbios e quadros graves de doenças infecciosas.
Qual é a diferença entre pulga e carrapato?
Esses parasitas externos que consomem sangue costumam confundir as pessoas, mas há diferenças significativas. Enquanto o carrapato é um aracnídeo, tem um corpo oval e rasteja, a pulga pertence à classe dos insetos e é redonda.
Nesse caso, ela se locomove pulando, aumentando as chances de transmissão em cães e gatos. Em relação aos dois casos, o hospedeiro sente desconfortos ao receber mordidas, apresentando coceira, irritação e até feridas na pele.
Talco caseiro que mantém pulgas afastadas
Você pode fazer um talco caseiro para repelir as pulgas do seu animal de estimação, sem utilizar produtos químicos. Essa alternativa inicial reúne ingredientes naturais, acessíveis e que não são tóxicos.
Você vai precisar de:
- 1 Colher de sopa de amido de milho;
- 1 Punhado de folhas de eucalipto;
- 1 Punhado de citronela;
- 1 Punhado de lavanda seca.
Modo de preparo:
1º Passo: primeiramente, basta triturar as folhas no liquidificador até formar um pó e misturar com o amido de milho. Lembre-se de triturar bem e usar uma peneira para coar possíveis resíduos que acabam atrapalhando a aplicação.
2º Passo: em seguida, coloque em um frasco com furos na tampa.
3º Passo: por último, aplique no dorso e na barriga do animal, pelo menos duas vezes ao dia, ao acordar e no período da tarde.
Afinal, quais doenças a pulga causa?
A princípio, a própria saliva provoca coceira, que em graus elevados reflete em dermatite atópica. Outro problema é a anemia infecciosa, que leva o organismo gradualmente à morte, se não for descoberta no estágio inicial da condição.
Por último, as que têm grande recorrência são as verminoses, que provocam dores estomacais e vômitos, além do risco de tifo e peste bubônica.