scorecardresearch ghost pixel



Ciência confirma: ter animal de estimação faz você viver mais e melhor

Melhorar a saúde mental de uma pessoa, aumentar a longevidade e aprimorar o bem-estar humano. Esses são apenas alguns dos benefícios em ter um pet.



Você se sente desmotivado e entende que sua mente não funciona exatamente como deveria. Saiba que existe uma forma de melhorar a saúde mental que já foi entendida pelos cientistas, em diversos trabalhos. Um relatório da Science Alert, por exemplo, mostra que ter um animal de estimação em casa faz muito bem para a saúde do cérebro.

Veja também: Afinal, seu cachorro está feliz? 10 sinais ligados à alegria confirmam isso

Animal de estimação ajuda a aumentar a saúde mental

Um estudo recente da Universidade de Michigan analisou o comportamento de pessoas adultas com mais de 50 anos de idade. Os cientistas perceberam que as pessoas que tinham um animal de estimação em casa se mostraram melhores em testes de memória e de cognição por mais de 5 anos. A comparação foi realizada entre aqueles que não tinham nenhum animal de estimação em casa.

Os pesquisadores concluíram que o ‘efeito animal de estimação’ pode proteger mais do que apenas a saúde de nossos intestinos e corações. Poderia desempenhar um papel significativo em nossos cérebros envelhecidos.

De acordo com a divulgação, os resultados foram baseados em uma pesquisa realizada entre os anos de 2010 e 2016. As pessoas que possuíam animais de estimação por 5 anos ou mais se saíram significativamente melhor do que as demais que não tinham.

Testes foram sistematicamente conduzidos

Os testes foram realizados sistematicamente ao longo de seis anos e mostraram que as pessoas com animal de estimação tinham desempenhos gradativamente melhores. As explicações para isso ainda carecem de mais estudos. No entanto, sabe-se que o animal faz com que os donos acordem mais cedo e se movimentam com mais frequência.

Inclusive, há também algumas pesquisas que mostram a presença de bactérias animais que ajudam no funcionamento intestinal de cada pessoa. Este seria mais um fator capaz de aumentar a longevidade dos tutores.

Por fim, também existem muitos estudos que comprovam que a companhia do animal traz alegria e faz bem para a saúde mental. Todos esses fatores podem se unir em uma explicação multifatorial para os resultados do estudo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário