A princípio, o papel alumínio foi inventado em 1910 pelo engenheiro suíço Alfred Gautschi. Nesse contexto, ele trabalhava na empresa Aluminium Industry Aktien Gesellschaft (AIAG), que desenvolveu a máquina que desenvolvia folhas finas.
Veja também: Bidê x papel higiênico: Harvard oferece a resposta definitiva para a saúde
Apesar de terem sido usadas inicialmente para embalar chocolates e cigarros, ao longo do tempo ganhou outras atribuições. Portanto, o aumento da oferta e a popularização do material garantiu a identificação de diversas funções.
Descubra quais são as melhores funções do papel alumínio
1- Passar roupas delicadas
Primeiramente, você pode usar o papel alumínio ao passar tecidos como seda, lã ou viscose sem danificá-los. Desse modo, basta colocar uma folha sobre a peça de roupa em cima da tábua, pois assim o calor será transmitido sem afetar o tecido.
2- Restaurar esponja de aço
Em seguida, esponjas de aço enferrujadas e cheias de resíduos devem ser reutilizadas o máximo possível. Quanto a essa recomendação, esfregue o papel metalizado na esponja, enquanto remove os resíduos incrustados.
3- Melhorar a crocância de massas
Visto que certas receitas exigem massas crocantes e douradas, coloque uma camada sobre a massa, sem encostar. Ou seja, utilize as extremidades da assadeira e deixe por 10 minutos e retire do forno antes de completar o cozimento.
4- Reduzir o frizz do cabelo
Um dos truques de beleza que se inspiram nos processos de salão é passar um pouco de papel alumínio no cabelo ao acordar. Outra dica envolve manter fragmentos na bolsa, buscando reduzir o efeito do campo eletromagnético.
5- Amolar alicates de unha
Se você tem um alicate de unha que está cego e não corta bem, é possível afiá-lo com segurança. Dito isso, dobre várias vezes uma folha até obter uma espessura grossa e corte usando os alicates que parecem ‘’cegos’’.
6- Funções do papel alumínio: reduzir problemas no encanamento
Por último, até que um técnico chegue, aplique camadas de papel alumínio no cano perfurado. Esse cuidado representa uma medida temporária, até que o conserto seja realizado e garanta o pleno funcionamento da tubulação.