Estamos sempre em busca de padrões que nos conduzam ao sucesso. E enquanto analisamos as ações e atitudes das pessoas bem-sucedidas, há algo tão fundamental quanto os atos: as palavras.
Leia também: Seu corpo não fala, ele grita! 5 gestos indicam desconforto em uma conversa
Sim, a linguagem que usamos tem um poder significativo para nos impulsionar para a frente ou nos reter. Afinal, como diz o ditado: “as palavras têm poder.”
É isso mesmo! Muitas vezes, o segredo do sucesso está nas palavras que decidimos evitar. Pesquisas recentes reforçam essa noção, apontando quais podem criar obstáculos mentais em nosso caminho para alcançar nossos objetivos. Quer saber quais são e considerar removê-las do seu vocabulário? Vamos a elas!
6 palavras que pessoas bem-sucedidas nunca usam
1) “Não posso” – Uma autolimitação que muitas vezes nos impede antes mesmo de começar. Em vez de focar no que não podemos fazer, devemos direcionar nossa energia para o que é possível e as ações necessárias para realizá-las.
2) “Experimente” – Em vez de tentar, por que não simplesmente fazer? Dizer “vou tentar” muitas vezes subentende a possibilidade de falhar sem realmente tentar.
3) “Mas” – Uma palavra que frequentemente minimiza ou anula tudo o que foi dito antes dela. Seja mais assertivo e claro em sua comunicação.
4) “Ódio” – Embora todos tenhamos aversões, usar essa palavra carregada pode criar barreiras inesperadas, especialmente em ambientes profissionais.
5) “Talvez” – A indecisão raramente leva ao sucesso. Seja claro em suas intenções, compromissos e decisões.
6) “Desejo” – Em vez de desejar algo, faça planos concretos para alcançá-lo. As pessoas bem-sucedidas substituem o “desejo” pelo “farei”.
O linguista e filósofo Noam Chomsky disse uma vez: “A linguagem é uma lente para olhar o mundo“. Portanto, escolha suas palavras sabiamente, pois elas não apenas moldam sua percepção do mundo, mas também determinam como o mundo o vê. E no jogo do sucesso, cada palavra conta.