scorecardresearch ghost pixel



Falou em intercâmbio, estes 10 destinos são os preferidos dos brasileiros

Spoiler: não é Irlanda e nem Estados Unidos.



Quase todo mundo já pensou em fazer um intercâmbio, não é verdade? Seja para aprender um novo idioma, uma nova cultura ou apenas para ter a experiência de morar e trabalhar em outro país.

Leia mais: 4 destinos de luxo no Brasil para quem não se importa em gastar dinheiro

Quando você se imagina vivendo em outro país, onde imagina que está? Estados Unidos? França? Espanha? Ou, quem sabe, a Irlanda?

Os brasileiros, em geral, parecer ter predileção por um país em especial para fazer seu intercâmbio e ter esta experiência única. Quem diz isso é a Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta), ou “Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio”, traduzindo do Inglês.

Segundo a agência, aproximadamente 466 mil estudantes brasileiros fizeram intercâmbio em 2022 – um aumento de 18% em relação a 2019. Aqui vale lembrar que esta troca de culturas foi pausada entre 2020 e 2021 devido à pandemia do novo coronavírus.

10 países mais procurados pelos estudantes para fazer intercâmbio

Em pesquisa feita com funcionários e estudantes de quase 320 agências associadas ou não ao intercâmbio, a Belta chegou à conclusão de que as pessoas preferem um país: o Canadá.

Seria sua primeira opção também? Confira o ranking completo abaixo:

  1. Canadá
  2. Estados Unidos
  3. Reino Unido
  4. Irlanda
  5. Austrália
  6. Malta
  7. Espanha
  8. África do Sul
  9. Nova Zelândia
  10. França

Quanto custa fazer intercâmbio?

Com o fim da pandemia, mais pessoas estão procurando agências para fazer intercâmbio e ter esta experiência. Isso vai além de aprender um novo idioma, já que muitas empresas veem com bons olhos quem já passou um período em outro país para se aprimorar.

No entanto, o investimento ainda não é tão acessível. E aumentou em relação a 2019. Segundo o site Rotas de Viagem, o gasto é de, em média US$ 8.307 (aproximadamente R$ 42,8 mil na cotação atual).

O que fazer no exterior?

Apesar de aprender uma nova língua seja a atividade mais procurada para fazer nas terras estrangeiras, jovens adultos têm outras opções. Ele pode fazer graduação, pós-graduação ou uma graduação tecnológica.

Em alguns casos, o estudante pode aplicar para o curso daqui do Brasil, em contato direto com a instituição de ensino de lá. E, se quem sabe, até mesmo conseguir uma bolsa de estudos.

Se for estudante de ensino médio, pode cursar algumas matérias por lá – comuns ou extracurriculares. E, ainda, há a opção de viajar apenas para passar alguns meses de férias.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário