Muitos carros acabam se tornando verdadeiros clássicos no mercado de automóveis, perpetuando as suas vendas por anos e ocupando a preferência de diversos motoristas; no entanto, um dos modelos mais tradicionais no mercado brasileiro parece não ter mais a relevância de antes. Estamos falando do famoso Honda Civic, um dos sedans mais desejados pelos brasileiros por anos, tanto por seu design e conforto quanto pela qualidade.
Leia mais: Tem no Brasil? Honda vende carro popular com preços a partir de R$ 56 mil
Lançado no Brasil no final dos anos 90, o Honda Civic liderou a venda dos sedans por um bom tempo; no entanto, com o aumento da competitividade com outros modelos, como o Toyota Corolla, e também com a mudança na preferência dos clientes do mercado automobilístico, a nova geração do Civic não fez o sucesso esperado.
De acordo com o levantamento da Fenabrave, somente 21 unidades do Civic foram emplacadas em setembro de 2023. Entre os motivos, é possível citar três, que foram determinantes para que o carro passasse do status de desejado a rejeitado pelos brasileiros. Confira!
O fracasso do Honda Civic
O primeiro motivo para o declínio considerável nas vendas do Civic é o preço cobrado na nova geração híbrida do modelo. Vendido atualmente por 259.900, o Civic Hybrid ficou muito mais caro do que os demais carros da mesma categoria, entrando em grande desvantagem. Em comparação ao seu principal concorrente, é possível encontrar o Toyota Corolla a partir de 148.990 na versão GLi.
Além disso, o Civic parou de ser fabricado no Brasil em 2021 e passou a ser importado no país. Consequentemente, o seu preço de comercialização aumentou devido à taxa de 35% cobrada. Por fim, o último motivo é a concorrência enfrentada pelo modelo.
Além da rivalidade com o Toyota Corolla, outros carros afetaram a nova versão do sedan da Honda. A competição não se deu somente com os sedans. O crescimento na preferência dos consumidores pelo SUVs acabou afetando parte do público que preferia o sedan.