Se você faz parte do grupo de pessoas que adora viajar e vive monitorando os preços de passagens aéreas, é melhor tomar cuidado com o novo golpe que está circulando no WhatsApp. Desta vez, os criminosos estão oferecendo passagens aéreas gratuitas ou vouchers de compras que ofertam descontos imperdíveis na aquisição.
Leia mais: Ih, números estrangeiros em contato pelo WhatsApp? Saiba o que fazer
Ao receber uma mensagem inesperada que oferece prêmios e ofertas gratuitas, isso pode parecer uma grande sorte e a oportunidade ideal para fazer uma tão desejada viagem; no entanto, na maioria das vezes, essas promoções imperdíveis são golpes. Os golpistas estão sempre esperando os momentos certos para agir e enganar os usuários, visando atingir as suas contas bancárias e as suas economias.
Para conseguir enganar os consumidores, os golpistas utilizam de datas comemorativas, como a chegada do réveillon, então criam perfis convincentes, utilizando o nome e imagem de empresas renomadas. Assim, para conseguir aplicar o golpe, os criminosos pedem uma pequena taxa para que o suposto prêmio seja enviado.
Ao informar os dados, os bandidos conseguem o que desejam.
Como evitar golpes no WhatsApp?
O primeiro passo é desconfiar de ofertas imperdíveis que chegam pelo mensageiro. As ofertas reais geralmente não exigem que o consumidor informe dados bancários para participar. As grandes empresas aconselham que os consumidores confiem apenas nos sites oficiais e contas verificadas no Instagram, Facebook e WhatsApp.
Antes de aceitar uma oferta feita pelo mensageiro, sempre confira se a companhia informada pelo usuário realmente está ofertando essa promoção. Outro ponto a se atentar é às mensagens encaminhadas, que não passam a autenticidade necessária para esses contatos.
Por fim, nunca compartilhe as suas informações pessoais ou bancárias, mesmo que a promoção pareça verdadeira. No caso de mensagens que venham acompanhadas de links clicáveis, exclua-a imediatamente e não clique nos links recebidos. Se preferir, denuncie o contato à equipe do WhatsApp.