scorecardresearch ghost pixel



Infectologista faz alerta: doença transmitida por gatos está descontrolada

Enfermidade fúngica já ultrapassa fronteiras. É importante conhecer sintomas da doença e as formas de prevenção. Confira!



Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o coordenador do Comitê de Micologia da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Flávio Telles, alertou sobre a Esporotricose. Esta é uma doença que nada mais é do que uma micose causada pelo fungo da espécie Sporothrix schenckii e transmitida por gatos.

Leia mais: 5 raças de cães que NÃO devem entrar na piscina, segundo veterinários

Segundo o infectologista, o fungo está descontrolado no país e já está passando fronteiras, chegando à Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. A enfermidade pode afetar humanos e cachorros; no entanto, é transmitida apenas pelos felinos. A população deve ficar atenta às ações de prevenção, pois a Esporotricose pode trazer problemas para a pele, pulmões e ossos. Confira mais detalhes!

Surto de esporotricose: o que é a doença?

As informações divulgadas apontam que os casos envolvendo a zoonose estão aumentando. Trata-se de uma doença fúngica transmitida por mordidas, arranhões ou contato com lesões cutâneas de animais infectados, segundo detalhou o Ministério da Saúde. A pasta ainda explicou que a doença passou a ser importante para a saúde pública entre o fim dos anos 1990 e o início dos anos 2000.

A infecção se dá principalmente pelos gatos domésticos que se machucam com espinhos ou lascas de madeiras, ou ainda interagem com vegetais em decomposição. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas que o animal apresenta. Caso esteja nesse contexto, com feridas que atingem tanto a face quanto focinho, patas e orelhas, é necessário ter cuidado. O animal também pode apresentar perda de apetite e emagrecimento.

Nos humanos, as feridas também aparecem na área do rosto, como boca, olhos e nariz. Além disso, outros sintomas que podem surgir são a tosse, febre e dor ao respirar e se movimentar.

A orientação do Ministério da Saúde para se prevenir é não se expor diretamente ao fungo, desse modo, vale usar luvas e roupas de manga longa, caso esteja manuseando plantas e solo ou animais com suspeita da doença. É importante levar os bichinhos para o veterinário e desinfetar os seus objetos com água e sabão.

Um ponto importante e ressaltado pela pasta é também levar o animal ao veterinário em caso de morte para evitar a contaminação. Vale destacar também que a doença tem tratamento e cura, incluindo a dos gatos, assim, o melhor a se fazer é optar pelo tratamento, não pelo abandono.




Voltar ao topo

Deixe um comentário