A formação de uma região de cavado neste domingo (22) fez com que as tempestades voltassem ao Rio Grande do Sul. Após uma semana de chuvas de baixa intensidade, o território gaúcho contará com tempo instável ao longo desta segunda-feira (23). O cavado irá evoluir para um ciclone extratropical e frente fria, responsáveis por alterar as condições climáticas também no Paraná e em Santa Catarina.
Veja também: Vem mais por aí: saiba quando o 2º eclipse de outubro será visto no céu
O Inmet emitiu alerta laranja, de “risco significativo”, devido às tempestades na região. No Rio Grande do Sul, há chances de queda de granizo, além de chuvas de forte intensidade na manhã desta segunda-feira. Durante a tarde, os precipitados começam a se espalhar pela região, estendendo-se por todo o estado até o início da noite, com exceção da Serra Gaúcha.
Já no início da noite, as chuvas diminuem na maioria do Rio Grande do Sul, permanecendo apenas na região norte, central e metropolitana de Porto Alegre. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo fica nublado durante toda segunda.
Condições permanecerão até o meio da semana
O cavado irá se intensificar durante a madrugada, se transformando em um ciclone extratropical e frente fria associada. No entanto, o fenômeno não trará riscos para a região, fazendo apenas com que as chuvas se intensifiquem. Dessa forma, as chuvas que antes atingiam apenas o Rio Grande do Sul, passam a estar também em Santa Catarina e no Paraná.
No final de terça (24), as chuvas diminuem e o tempo firme volta no Paraná e em grande parte de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul e no oeste catarinense, novas instabilidades irão aumentar os riscos de fortes pancadas e tempestades. Mesmo que as chuvas ocorram isoladamente, elas poderão provocar transtornos.
Por fim, a frente fria irá avançar para o sudeste na quarta-feira (25), fazendo com que a massa de ar frio atue sobre toda a região Sul. Com isso, o tempo ficará mais firme e ensolarado a partir da tarde de quarta, principalmente no Rio Grande do Sul.