Aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), agora podem consultar a taxa de juros do empréstimo consignado. A informação está disponível no aplicativo ou site Meu INSS.
Leia mais: Mudança no serviço de bordo da Latam pega passageiros de surpresa
A divulgação das informações pelo órgão consta nas novas regras da modalidade anunciadas em maio e estão de acordo com as orientações do CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social). O foco é ampliar a transparência e facilitar a contratação ou portabilidade de crédito.
No empréstimo consignado, o valor das parcelas é descontado diretamente do benefício do segurado do INSS. As taxas de juros e as normas para contratação são regulamentadas pelo CNPS, que no último dia 11 determinou um novo corte no teto do juro do consignado, de 1,91% para 1,84% ao mês.
Além das taxas mínima e máxima cobradas, os bancos também devem informar aos beneficiários a taxa média aplicada aos contratos de empréstimos naquela instituição.
Os bancos podem cobrar juros mais baixos que o limite máximo determinado pelo CNPS, mas nunca mais altos. Nem a taxa do cartão de crédito consignado, nem a do cartão de benefício, que possuem teto de 2,73% ao mês, estão sendo divulgadas ainda.
Consulta aos juros do consignado
Veja como descobrir os juros do consignado:
- Acesse o site ou app Meu INSS (disponível para Android e iOS);
- No ícone de lupa, digite “Taxas de Empréstimo Consignado”;
- Confira a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles;
- Role a página e clique em “Ver mais” para ver mais bancos;
- Se preferir, faça uma pela instituição no campo “Pesquise por instituição”.
Segundo informações da Folha de S. Paulo, os juros partem atualmente de 1,05%. Entretanto, vale pontuar que a taxa varia com base em fatores como o histórico de crédito e o relacionamento do cliente com a instituição financeira.
Quem já possui um empréstimo consignado ativo ou deseja conferir sua margem consignável (quanto pode contratar) deve acessar a opção “Extrato de Empréstimo”. A página agora conta com um botão que direciona o usuário direto para a página com as taxas de juros dos bancos.