IPVA zero: confira a lista de carros que não terão que pagar o imposto em 2024

Regras para isenção do imposto variam de estado para estado e beneficiam milhares de condutores todos os anos.



Os motoristas com veículos mais antigos não veem a hora da chegada do próximo ano, já que com ele virá a isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Esse é um benefício esperado por muitos proprietários, sobretudo porque o tributo costuma pesar bastante no bolso.

Leia mais: Para sua segurança, não use estes 9 itens de vestuário perigosos ao dirigir

A isenção depende das regras adotadas em cada estado, mas a maioria deles oferece o desconto para veículos mais velhos. Para quem está em busca de um automóvel, esse critério pode ser decisivo na hora de comprar.

A partir do próximo ano, milhares de pessoas ficarão isentas do IPVA porque seus automóveis atingiram um certo tempo de fabricação que garante o benefício. Vale mencionar que o imposto é de competência estadual, e por isso alguns estados podem exigir mais ou menos tempo de produção para conceder a isenção.

Isenção do IPVA em 2024

Se você tem um veículo mais antigo e não vê a hora de se livrar dessa despesa, confira as regras de isenção adotadas por cada estado brasileiro:

Rio Grande do Norte e Amapá: veículos com mais de 10 anos de fabricação são isentos. Em 2024, a lista inclui automóveis fabricados em 2014 ou anos anteriores.

Distrito Federal, Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Maranhão, Rondônia, Sergipe, Piauí e Tocantins: isenta proprietários de carros com mais de 15 anos de fabricação. A partir do ano que vem, veículos produzidos antes de 2009 ficam livres do imposto.

Mato Grosso: gratuidade do IPVA para veículos com 18 anos de fabricação. Para conquistar o benefício no próximo ano, o carro deve ter sido fabricado em 2006 ou antes.

São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre e Alagoas: a isenção é concedida aos veículos com mais de 20 anos de fabricação (fabricados em 2004).

Pernambuco e Santa Catarina: livra do imposto automóveis com 30 anos de fabricação ou mais. A partir de 2024, donos de carros produzidos antes de 1994 não pagarão IPVA.

Roraima e Minas Gerais: não oferecem isenções com base no ano de fabricação.

Além das regras por ano de fabricação do veículo, alguns estados isentam do imposto veículos de pessoas com deficiência, idosos ou aqueles usados em atividades profissionais. As regras devem ser consultadas no site do Detran ou da Secretaria de Fazenda da região.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário