scorecardresearch ghost pixel



Para sua segurança, não use estes 9 itens de vestuário perigosos ao dirigir

Saiba quais são os 9 itens de vestuário que você não deve usar no carro para evitar acidentes de trânsito.



É fato que os riscos no trânsito representam uma ameaça constante à segurança de motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres. Eles incluem comportamentos imprudentes, como excesso de velocidade, uso de dispositivos eletrônicos ao volante, consumo de álcool e drogas, além da negligência com regras de trânsito básicas, incluindo o vestuário.

Veja também: Capacete, tijolo e repelente: 14 itens CURIOSOS que vão na cesta básica

Surpreendentemente, as roupas, calçados e acessórios utilizados ao volante podem atrapalhar o condutor do veículo ao dirigir, resultando em inclusive em acidentes. Diante disso, aqui estão 9 itens de vestuário que você não deve usar no carro. Confira a seguir:

Itens de vestuário que podem causar acidentes de trânsito:

1. Chinelos

O uso de sandálias soltas ou chinelos é fortemente desaconselhado. Esses calçados podem escorregar facilmente dos pedais, comprometendo o controle do veículo.

Ou seja, isso pode levar a situações perigosas conhecidas como “erros de pedal”, que são frequentemente responsáveis por acidentes de trânsito. Além disso, dirigir com chinelos é considerado uma infração de trânsito em muitos lugares.

2. Saltos altos

Embora os saltos altos possam ser elegantes, eles desequilibram o peso do pé e dificultam a aplicação de pressão consistente nos pedais. A recomendação é optar por tênis ao dirigir e trocar para saltos altos apenas quando chegar ao seu destino.

3. Roupas volumosas

Vestir muitas camadas de roupa, casacos volumosos ou moletons pode limitar seus movimentos, afetando suas reações rápidas em situações de emergência. Além disso, roupas volumosas podem criar um espaço extra entre você e o cinto de segurança, reduzindo sua eficácia.

4. Moletom com capuz e cordões soltos

Além de serem volumosos, moletom com capuz apresentam outro perigo: cordões soltos que podem se enroscar no volante ou na alavanca de câmbio, causando distrações. O uso do capuz também pode obstruir a visão periférica, aumentando o risco ao fazer mudanças de faixa e curvas.

5. Roupas muito justas

Enquanto isso, roupas excessivamente justas podem limitar seus movimentos, dificultando virar o corpo para verificar pontos cegos ou executar manobras necessárias ao dirigir.

6. Acessórios grandes

Joias volumosas ou chapéus de abas largas podem causar distrações. Lenços longos também são perigosos, pois podem ficar presos no volante ou em outros controles do veículo.

7. Fones de ouvido

Embora não sejam itens de vestuário, o uso de fones de ouvido ao dirigir é extremamente perigoso e pode resultar em multas. Isso compromete a capacidade de ouvir buzinas e outros sinais sonoros de alerta, colocando em risco sua segurança e a de outros na estrada.

8. Óculos de sol ao entardecer

Mesmo que os óculos de sol sejam úteis em dias ensolarados, usá-los em condições de pouca luz, como ao entardecer, pode reduzir a visibilidade e aumentar o risco de acidentes.

9. Sapatos com solas grossas

Mesmo tênis ou botas podem ser arriscados se tiverem solas muito grossas. Essas solas podem criar uma separação entre você e os pedais, reduzindo o feedback tátil necessário para uma direção segura.

Portanto, lembre-se de que vestir-se de forma segura é uma parte essencial de manter a segurança nas estradas. Ao evitar esses itens de vestuário, você estará tomando medidas para garantir uma viagem mais segura e reduzir o risco de acidentes de trânsito.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário