Laudo cautelar de veículo: o que é, para que serve e quanto custa?

Documento é uma referência importante para aqueles que desejam comprar um carro usado e querem evitar dor de cabeça.



Se você planeja comprar um carro usado ou arrematou um veículo em um leilão, a recomendação é correr atrás do laudo cautelar. Esse documento contém informações preciosas sobre o veículo e pode evitar muito perrengue e prejuízo no futuro.

Leia mais: CUIDADO: ‘golpe do laudo’ consegue adulterar a quilometragem do carro

O laudo cautelar é emitido a partir de uma vistoria que avalia o estado atual do automóvel. A análise não é obrigatória, mas serve para auxiliar no momento da compra, já que indica possíveis defeitos e problemas.

Além de trazer mais segurança e credibilidade ao comprador e ao vendedor, a vistoria também aumenta a confiança entre as partes envolvidas, aumentando as chances de santificação com o negócio.

Informações sobre o documento

O laudo avalia a parte estrutural do carro, como o estado da carroceria, chassi, motor, sistema de suspensão, freios e outros itens, segundo a Dekra Brasil, empresa especializada em vistorias. Também são conferidos a documentação e os componentes de identificação, como número de chassi e motor.

O avaliador verifica até mesmo a espessura da camada de tinta para descobrir se partes da carroceria foram pintadas novamente.

Já a avaliação mecânica, que se concentra na análise das condições mecânicas do veículo, é um serviço que não está incluso na vistoria cautelar. Nela, são avaliados componentes como motor, freio, suspensão, sistemas de direção e outros.

Empresas que prestam o serviço

Por não ser obrigatório, o laudo cautelar não é regulamentado e pode ser realizado por empresas especializadas sem credenciamento ao Detran. Já a Vistoria Obrigatória de Transferência, outro tipo de avaliação, só pode ser feita por empresas credenciadas ao órgão de trânsito estadual.

O procedimento está disponível nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Paraíba, Bahia e Sergipe, além do Distrito Federal.

Preço do laudo cautelar

Segundo informações do portal UOL, o preço da vistoria cautelar varia R$ 300 e R$ 500 nas empresas cadastradas. No entanto, o custo do laudo pode variar dependendo da região do país.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário