Muita coisa marca a nossa vida durante a infância. Algumas experiências que tivemos, nossos filmes, heróis, músicas favoritas e também os doces que adorávamos comer de sobremesa – ou escondido de nossas mães. Se você viveu esta época durante as décadas de 1960, 1970, 1980 e um pouquinho de 1990, foi privilegiado.
Leia também: Nostalgia perfumada dos anos 90: quais dessas fragrâncias baratinhas você usou?
Isso porque foi nesta época que alguns dos doces mais populares da história do Brasil estavam em alta, como os Cigarrinhos Pan, as Balas Soft, os Pirulitos Zorro e os chicletes Ping Pong.
Mas, afinal, que fim levaram estes doces icônicos da infância de tanta gente? Será que ainda são vendidos em algum lugar do país? Vamos desvendar estes e outros mistérios neste artigo. Continue a leitura!
O que aconteceu com estes doces icônicos dos anos 1980?
Cigarrinho Pan
Não tem como falar de doces dos anos 1980 sem falar do Cigarrinho Pan. Se você, mais novo, ficou chocado com o nome da sobremesa, acalme-se. Vamos nos lembrar de que era uma época completamente diferente e, naqueles anos, fumar era chique.
Então, a Pan lançou cigarros de chocolate para público infantil. A embalagem simulava um maço e os doces, cigarros. No entanto, a brincadeira acabou quando o Ministério da Saúde intensificou sua campanha anti tabagismo.
Os Cigarrinhos viraram Rolinhos de Chocolate, mas pararam de ser produzidos em meados de 1990. A empresa declarou autofalência e parou de funcionar em março de 2023.
Chiclete Ping Pong
Embora tenham sido lançados em 1945, os chicletes de bola Ping Pong tiveram seu auge entre as décadas de 1970 e 1990. Crianças adoravam porque o produto tinha figurinhas personalizadas com temas variados: dinossauros, carros, artistas, séries de televisão e muito mais.
O chiclete durou até meados dos anos 2000, quando o Ping Pong e seu concorrente, o Ploc, foram comprados pela Kraft Foods. A empresa optou por continuar apenas com o outro doce e fez uma edição especial de despedida.
Pirulito Zorro
Só de ler o nome, aposto que sua boca se encheu de água, não é mesmo? Feito de coco e caramelo, o Pirulito Zorro foi um grande sucesso nos anos de 1970 e 1980. Os doces eram fabricados pela Campineira, de Campinas (SP) e foram comprados pela Triunfo, depois pela Arcor. Mas deixou de ser fabricado em 2006.
Bala Soft
O sucesso da Bala Soft se deu, principalmente, pela lenda urbana de serem “balinhas assassinas”. Isso porque, por serem redondas e duras (ao contrário do que diz seu nome em inglês, já que “soft” significa “macio”) poderiam causar engasgo ou asfixia.
No entanto, rumor nenhum parou a popularidade desta bala, que chegou a ser exportada para os Estados Unidos em 1980.
Devido a uma troca de comando da empresa em 1993, as Balas Soft foram retiradas do mercado. Algumas imitações, entretanto, ainda circulam por aí, como a Soft Classic que ainda é vendida.