Três companhias brasileiras apareceram na lista da Forbes de melhores empresas do mundo para trabalhar. O ranking da publicação reuniu 700 empresas de 43 países.
Leia mais: Impérios: 6 estratégias de grandes empresários para ter muito sucesso
O Branco Bradesco, a Natura e o Banco do Brasil são os representantes tupiniquins do ranking. As empresas ocupam as posições 458º, 482º e 641º, respectivamente. Infelizmente, bem longe do Top 10.
As melhores das melhores
No levantamento da Forbes, quem levou a melhor foi a Samsung. Pelo segundo ano consecutivo, a gigante sul-coreana foi eleita a melhor empresa do mundo para se trabalhar.
Logo após, vem a Microsoft. Que também repetiu a posição do ano anterior. Alphabet, controladora do Google, Apple e Ferrari completam o Top 5 em ordem crescente.
10 melhores empresas para se trabalhar no mundo
- Samsung (Coreia do Sul)
- Microsoft (Estados Unidos)
- Alphabet (Estados Unidos)
- Apple (Estados Unidos)
- Ferrari (Itália)
- IBM (Estados Unidos)
- Adobe (Estados Unidos)
- Costco (Estados Unidos)
- BMW Group (Alemanha)
- Cisco (Estados Unidos)
Além do fato de que os Estados Unidos lideram o ranking, ficou claro que empresas de tecnologia e TI são muito bem avaliadas. Entretanto, a Forbes destacou que companhias automotivas conquistaram seu destaque.
Metodologia
Para fazer o ranking, a revista Forbes trabalhou em parceria com a empresa de pesquisa de mercado Statista. Mais de 170 mil funcionários foram entrevistados.
Os colaboradores foram perguntados se recomendariam a empresa em que trabalham para outras pessoas e avaliaram o empregador. Para isso, usaram critérios como: equilíbrio entre a vida dentro e fora da companhia, oportunidades de progressão de carreira e, também, diversidade.
De olho nos benefícios
Algo quer os colaboradores entrevistados levaram muito em consideração é a quantidade e a qualidade dos benefícios que a empresa oferece. Por exemplo, a campeã do ranking, Samsung, oferece lanchonetes, academias e um “Laboratório Criativo” para que os colaboradores compartilhem suas ideias livremente.
Há, ainda, programas de intercâmbio e treinamentos que fazem com que os funcionários queiram se esforçar.
A Microsoft, no entanto, se deu bem em outro quesito: o trabalho em equipe. A big tech aposta muito na conexão entre os funcionários e a colaboração entre as equipes.
A Alphabet, controladora do Google, foi elogiada pela sua flexibilidade. Destacou-se muito a possibilidade de levar os “Dooglers” (cachorros dos Googlers) para o trabalho. Aliás, a companhia tem áreas de recreação para pets, tigelas com comida e petiscos para os animais.
Além disso, a empresa tem opções de trabalho remoto ou híbrido, dá suporte à saúde mental dos colaboradores e salas de reunião que foram projetadas para aumentar a participação dos funcionários.