Motoristas ganham mais tempo para renovar a CNH; consulte os novos prazos

Mudança na legislação de trânsito modifica o prazo de validade do documento de habilitação dos brasileiros.



Para estar sempre atualizado em relação às mudanças nas leis de trânsito, o motorista precisa renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Observar o prazo de vencimento é muito importante, já que quem é pego dirigindo com o documento vencido leva multa e pontos.

Leia mais: Livre do IPVA? Saiba se idosos recebem desconto ou isenção no imposto

Para a alegria dos brasileiros, uma alteração recente nas leis de trânsito concedeu um prazo maior de validade à carteira de boa parte dos motoristas. Já para outros, a novidade não teve efeito, ou seja, o intervalo entre os processos continua o mesmo.

Até a aprovação da nova lei em abril de 2021, a CNH tinha validade de cinco anos para condutores com menos de 65 anos, e de três anos para aqueles com mais de 65 anos. O vencimento continua observando a idade do cidadão, mas agora os períodos são outros.

Novos prazos de validade da CNH

A renovação da habilitação deve ser feita dentro dos seguintes prazos:

  • Motoristas de até 49 anos de idade: validade de 10 anos;
  • Motoristas entre 50 a 69 anos de idade: validade de 5 anos;
  • Motoristas com 70 anos ou mais: validade de 3 anos.

De forma geral, a maioria dos condutores ganhou mais tempo antes do vencimento do documento e agora pode planejar melhor os gastos com a renovação.

Como renovar a habilitação

O processo de renovação pode ser realizado no site do Detran da região onde o condutor mora. Ele envolve a geração e o pagamento de um boleto com a taxa, o agendamento da data de realização do exame de aptidão física e mental, além da realização do exame no local credenciado indicado pelo departamento.

No caso do motorista que exerce atividade remunerada, também é preciso realizar um exame psicotécnico. Já os motoristas profissionais com CNH nas categorias C, D e E devem ser aprovados no exame toxicológico, que envolve a coleta de fios de cabelo ou pelo.

É importante lembrar que dirigir com a carteira vencida por mais de 30 dias é uma infração gravíssima prevista no CTB, com multa de R$ 293,47 e sete pontos no documento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário