Novas tempestades estão previstas para a Região Sul no início desta semana. De acordo com a previsão divulgada pelo Inmet, os acumulados podem chegar a 200mm em 48 horas, o que gerou um alerta de “risco significativo” para os três estados da região. Mesmo após dias de tempo firme, os rios da região permanecem com alto nível, provocando transtornos nos estados.
Veja também: Semana de trabalho com 4 dias: ministro ‘aprova’ nova jornada no Brasil
Dessa forma, as chuvas significativas aumentam o risco de inundações e deslizamentos de terra. Além disso, uma região de cavado se formará nesta segunda (16) no Rio Grande do Sul, podendo formar as primeiras chuvas intensas no estado. Os precipitados se espalharão durante a manhã pelo restante da região, podendo chegar como pancadas isoladas no Paraná.
No entanto, a situação muda com a chegada da noite. As chuvas se intensificam e as tempestades acontecer entre o sul e sudoeste do Paraná, deixando as áreas em alerta devido aos riscos. Com isso, o risco de inundações também aumentam, principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Tempestades permanecem no início da semana
Já na terça-feira (17), as instabilidades avançam pelo Paraná, provocando chuvas intensas em praticamente todo o estado. A mesma situação se repete em Santa Catarina, com maior probabilidade de chuvas no norte catarinense. Em relação ao Rio Grande do Sul, as chuvas permanecem intensas na região de Porto Alegre.
Ao longo do dia, a intensidade das chuvas começam a diminuir, ficando entre fraca a média intensidade. Em contrapartida, elas se manterão intensas em alguns pontos de Santa Catarina e no Paraná. Por fim, a partir do início da noite, as instabilidades estarão mais fracas, com as chuvas acontecendo com menor intensidade e de forma mais dispersa na região. Assim, os riscos de transtorno diminuem, visto que as chuvas permanecerão em apenas alguns pontos da Região Sul.