Nada tira você do sério! 4 sinais de que sua inteligência emocional é forte

Se você se identifica com esses pontos, parabéns! Sua inteligência emocional está florescendo cada vez mais.



Nem tudo em nossa vida se resume à inteligência cognitiva ou ao quão bem podemos resolver equações matemáticas. Em muitos casos, a chave para uma vida bem-sucedida e equilibrada é a inteligência emocional (IE).

Leia também: 7 coisas que pessoas com inteligência emocional NUNCA dizem no trabalho

A capacidade de identificar, entender e gerenciar nossas emoções (e as dos outros) pode fazer uma diferença significativa em nossa vida pessoal e profissional. Uma pesquisa até destacou que a inteligência emocional pode melhorar relacionamentos em ambas as esferas.

Mas como você pode saber se tem uma alta IE? Aqui estão quatro sinais a considerar.

1. Você busca conselhos em vez de feedbacks

Se você prefere perguntar “o que você acha que posso fazer?” em vez de simplesmente pedir um feedback, está no caminho certo. Um estudo da Harvard Business School mostrou que quem pede conselhos, ao invés de feedbacks, obtém 56% mais ideias sobre melhorias. Pedir conselhos é uma demonstração de respeito pelo conhecimento e experiência do outro, o que fortalece relacionamentos.

2. Você é grato pelas críticas

Pode ser desconfortável ouvir críticas, mas ao invés de ignorá-las, as pessoas com alta IE as veem como oportunidades de crescimento. Em vez de reprimir opiniões desafiadoras, elas buscam maneiras de se desenvolver, a partir desses insights.

3. Você admite seus erros

“Eu estraguei tudo”. Segundo Daniel Coyle, autor de Equipes brilhantes: Como criar grupos fortes e motivados, essas são algumas das palavras mais importantes que um líder pode dizer. A capacidade de reconhecer e admitir erros é um forte indicador de inteligência emocional. Faz com que outras pessoas se sintam seguras para serem autênticas e vulneráveis, criando um ambiente de confiança mútua.

4. Você dá importância ao conteúdo das conversas

Pessoas com alta IE reconhecem o valor das conversas profundas, mesmo em ambientes desconhecidos como eventos de networking. Em vez de ficar no superficial, elas mergulham em questões mais introspectivas, como “O que você ama fazer?“. Essa abordagem promove conexões mais fortes e significativas.

Então, se você se vê refletindo sobre esses pontos e percebe que muitos deles se aplicam a você, parabéns! Sua inteligência emocional está florescendo. E se ainda não está lá? Saiba que ela pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo do tempo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário