scorecardresearch ghost pixel



7 coisas que pessoas com inteligência emocional NUNCA dizem no trabalho

A maneira como nos expressamos, especialmente o que optamos por não dizer, pode definir o curso de nossas carreiras.



Por que algumas pessoas prosperam no ambiente de trabalho enquanto outras parecem se perder na comunicação? A chave não está apenas na competência técnica, mas na habilidade de se conectar e interagir eficazmente com os colegas.

Leia mais: Já pode comemorar? Semana de 4 dias de trabalho inicia testes no Brasil

A inteligência emocional, ou a capacidade de entender e gerir as emoções, desempenha um papel crucial nisso. A maneira como nos expressamos, especialmente o que optamos por não dizer, pode definir o curso de nossas carreiras.

A seguir, confira sete declarações que pessoas com alta inteligência emocional conscientemente evitam no ambiente profissional.

7 Erros de comunicação que pessoas emocionalmente inteligentes evitam no trabalho

1. “Esse não é o meu trabalho.”

Se você deseja evoluir profissionalmente, ser colaborativo e flexível são características essenciais. Em vez de recusar uma tarefa, pessoas emocionalmente inteligentes propõem soluções alternativas, mantendo-se sempre dispostas a colaborar.

2. “Não é minha culpa.”

Ninguém gosta de errar, mas assumir responsabilidade é uma marca de maturidade. Em vez de culpar outros, quem é emocionalmente inteligente assume sua parte e procura soluções para evitar futuros deslizes.

3. “Isso é impossível.”

O pessimismo pode desmotivar uma equipe. Ao invés de se concentrar no problema, a chave é se focar na solução. Pessoas emocionalmente inteligentes veem desafios como oportunidades de inovação e aprendizado.

4. “Estou bem.”

Essas pessoas não têm medo de comunicar como se sentem, mas o fazem de maneira construtiva, buscando suporte quando necessário. Sabem que a honestidade emocional é fundamental.

5. “Isso não é justo.”

Em vez de lamentar injustiças, pessoas com alta inteligência emocional buscam feedback e entendem as razões por trás das decisões. Essa atitude proativa facilita a adaptação e melhoria contínua.

6. “É assim que sempre fizemos.”

O progresso exige mudança. Quem possui inteligência emocional está aberto a novas ideias e reconhece que, muitas vezes, novas abordagens podem ser mais eficientes.

7. “Esta pode ser uma pergunta estúpida, mas…”

Pessoas que se destacam pela inteligência emocional sabem que perguntas são fundamentais para o crescimento e o aprendizado. Nunca diminua sua própria curiosidade; toda questão é válida.




Voltar ao topo

Deixe um comentário