scorecardresearch ghost pixel



Não adoecem fácil: 10 raças de cachorros que dão prejuízo aos veterinários

Existem raças de cachorro que têm uma predisposição menor a determinados problemas de saúde, conforme a configuração genética do animal. Entenda.



Atualmente, a Federação Cinológica Internacional (FCI) estipula que há pelo menos 344 raças de cachorro catalogadas. Nesse caso, as diferentes linhagens apresentam características distintas tanto no visual, quanto na fisiologia.

Veja também: Podem custar um carro: as 7 raças de gato mais caras do mundo

Portanto, é possível afirmar que alguns cães são mais saudáveis do que outros, não apenas pelos cuidados dos tutores. Ou seja, os fatores genéticos interferem diretamente na expectativa de vida e nos gastos envolvendo consultas médicas.

Estas são as raças de cachorro que quase não ficam doentes

1. Shiba Inu

Foto: Kurt Pas / Getty Images

Em primeiro lugar, o Shiba Inu é uma raça japonesa que tem um corpo atlético, pelagem curta e um bom sistema respiratório. Desse modo, também resiste a alterações bruscas de temperatura e chega a viver até os 18 anos.

2. Boiadeiro australiano

Foto: Pleple2000/ Wikimedia Commons

O boiadeiro australiano costuma ser criado em fazendas, auxiliando atividades da agropecuária. Sendo assim, apresenta um porte resistente, excelente estrutura muscular e inteligência sensorial notável, vivendo em média, 14 anos.

3. Basenji

Foto: Madjuszka / Getty Images

Direto do continente africano, o basenji já foi retratado no Egito Antigo e não gostam de latir por qualquer motivo. Em relação à imunidade, especialistas afirmam que os basenjis realmente são imunes a diversas infecções por vírus e bactérias.

4. Border Collie

Foto: Enirehtacess/Pixabay

O cachorro mais inteligente de todos consegue ultrapassar os 16 anos, gastando bastante energia em exercícios. Por esse motivo, requer atividades que estimulam habilidades motoras, dado que ficam estressadas em ambientes pequenos.

5. Husky siberiano

Foto: Julissa Helmuth/Pexels

Os huskies remetem aos lobos e sobrevivem a temperaturas baixíssimas, e raramente adoecem. Contudo, vale ressaltar que o calor realmente causa desconforto, pois o habitat natural considera locais montanhosos e frios.

6. Pastor belga malinois

Foto: Marko Hanzekovic / Getty Images

Semelhante ao pastor alemão, o belga malinois é forte e precisa de uma rotina de exercícios intensa. Devido ao espírito ativo, disciplina e adaptação, atinge os 14 anos em boa forma, reconhecendo os cuidadores.

7. Foxhound inglês

Foto: slowmotiongli / Getty Images

Quanto aos foxhounds, percebe-se um sistema cardíaco forte e um risco bem menor do que outras raças de cachorro, de contrair doenças comuns. Visto que vivem até os 14 anos de idade, a alegria do tutor está garantida por um bom tempo.

8. Affenpinscher

Foto: Raw pixel

O pequeno e fofo affenpinscher só precisa de alimentação balanceada e bastante carinho. Logo, tornou-se um dos cachorros de pequeno porte mais saudáveis, começando a ser criado na Alemanha e demais países da Europa.

9. Bichon frisé

Bichon Frisé
Foto: Reprodução

Em seguida, o bichon frisé lembra um poodle, de pelagem macia e branca, que requer vacinas e atenção à limpeza. Entretanto, passam 14 anos sem precisar de intervenção veterinária específica, graças a um DNA privilegiado.

10. Spitz filandês

Foto: Andreas Gradin/stock.adobe.com

Por fim, o spitz filadês precisa de tosas regulares, mas as doenças degenerativas e por herança genética são extremamente raras. Enfim, uma fofura saudável que é idêntica a uma raposa de pelos alaranjados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário