scorecardresearch ghost pixel



Quando seu cachorro te lambe, ele quer te dizer uma destas 5 coisas

Aproveite e entenda alguns perigos dessa prática tão comum que os cachorros praticam e que costuma ser encarada com felicidade pelas pessoas.



Afinal de contas, por que os cachorros costumam lamber seus tutores? Essa é a pergunta quem muita gente se faz, mas que poucos têm a resposta correta. Entenda alguns motivos que levam a esse hábito tão comum nos pets. No entanto, vale a pena entender que é preciso ter alguns cuidados de higiene com os cachorros em casa.

Veja também: Após perder cachorro de forma trágica, mulher faz alerta importante a tutores

Lambida dos cachorros e seus perigos

Um estudo recente ressaltou alguns pontos importantes. Os pesquisadores atuam dentro do Royal Veterinary College, no Reino Unido, da Universidade de Lisboa. Eles analisaram as fezes de cachorros e tutores, sendo colhidas 217 amostras do material.

Todo o material coletado foi submetido a análise para acusação de superbactérias. 14 cães e 15 humanos revelaram a presença de cepas da bactéria E.coli resistente aos antibióticos, como a penicilina. O problema é que o microrganismo em questão tem potencial para ser fatal em algumas circunstâncias.

O pior é que a transmissão das bactérias pode ocorrer por meio de via fecal ou de via oral. Em outras palavras, não são apenas as fezes que podem estar contaminadas, a lambida de cachorro ou de gato pode estar cheia dessas bactérias.

Cuidados

De acordo com as informações divulgadas pelo jornal britânico Daily Mail, a descoberta reforça as boas práticas de higiene. Juliana Menezes é uma das pesquisadoras que aponta para os cuidados básicos necessários.
“Nossas descobertas reforçam a necessidade de as pessoas praticarem uma boa higiene em torno de seus animais de estimação e reduzirem o uso de antibióticos desnecessários em animais de companhia e nas pessoas”, disse ela ao jornal.

Estudos da Universidade de Washington (EUA) e da Universidade de Oxford (EUA), mostraram que superbactérias mataram 1,2 milhão de pessoas em 2019. Porém, elas também contribuíram para a morte de outras 5 milhões indiretamente.

Por que os cachorros lambem as pessoas?

Existem várias razões pelas quais os cachorros lambem os tutores. Aqui estão algumas das principais razões:

1. Sinal de afeto: a lambida dos cachorros pode ser uma demonstração de carinho e afeto. Os cães veem seus tutores como membros da matilha e, ao lamber, estão mostrando amor e apego.

2. Comunicação: os cães usam a linguagem corporal, incluindo a lambida, como uma forma de se comunicar. Eles podem lamber para expressar que estão felizes, buscando atenção ou solicitando algo, como comida ou brincadeira.

3. Reconhecimento e identificação: os cachorros têm um olfato altamente desenvolvido e podem identificar o cheiro único de seus tutores. Ao lamber, eles podem estar tentando obter informações adicionais sobre você, reforçando o reconhecimento do seu cheiro.

4. Aprendizado e socialização: os filhotes aprendem a lamber desde cedo como parte da interação com seus pais e irmãos. Esse comportamento é mantido na idade adulta e é uma forma de interação social tanto com outros cães quanto com seres humanos.

5. Limpeza: cães podem lamber seus tutores para “limpar” áreas que consideram sujas. Isso pode incluir o rosto, as mãos ou outras partes do corpo que eles percebem como precisando de higienização.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário