scorecardresearch ghost pixel



Não é à toa: por que os cães amam quando falamos com ‘voz de bebê’?

A 'voz de bebê' fortalece os laços emocionais e compreensão entre humanos e seus cães, revela pesquisa húngara.



Todos nós, amantes de cachorros, já passamos por aquele momento engraçado (e às vezes um pouco embaraçoso) de usar uma “voz de bebê” ao conversar com nosso pet.

Leia também: ‘Bebês’ para sempre: 5 raças fofas de cachorros que nunca crescem

Mesmo sendo alvo de risadas dos amigos e familiares, uma nova pesquisa sugere que essa prática pode ser mais benéfica para nossos peludos do que imaginamos.

Por que nos pegamos usando essa vozinha com nossos pets?

Em primeiro lugar, é importante entender que a comunicação humana com animais sempre existiu. Essa relação foi construída com base na interação e na compreensão mútua. Mas, por que, especificamente, usar essa voz aguda, cheia de ternura e que, muitas vezes, remete ao jeito que falamos com bebês?

Um estudo recentemente divulgado pela revista científica Communications Biology, coordenado por Anna Gergely, especialista em comportamento animal da Hungria, lançou luz sobre esse fenômeno. A pesquisa apontou que, ao usarmos esse tipo de voz com nossos cães, conseguimos captar mais facilmente sua atenção e fortalecer os laços de interação.

Mas como isso funciona?

Os cães, assim como bebês humanos, são muito sensíveis à entonação que usamos ao falar. Para ser mais claro, a “musicalidade” com que nos expressamos tem mais impacto sobre eles do que as palavras propriamente ditas. Isto é, eles reagem mais ao como falamos do que ao que falamos.

E mais, a pesquisa mostrou que ao adotarmos essa voz, estamos estimulando áreas específicas do cérebro canino ligadas à interpretação visual. Ou seja, essa entonação exagerada, que chamamos de prosódia, faz com que eles “vejam” e compreendam melhor as situações, sejam elas um passeio pelo parque ou a hora de buscar a bolinha.

Outro detalhe interessante trazido pelo estudo foi o fato de que as mulheres tendem a usar essa voz com mais frequência e naturalidade. E, ao que tudo indica, os cães respondem ainda melhor à voz infantilizada delas do que dos homens.

Então, devo começar a falar com meu cão assim?

Não é que você deve, mas, se já tem esse hábito, saiba que está no caminho certo! Seu pet provavelmente está mais conectado a você e mais atento ao que você tem a dizer. Além disso, conversar com seu cachorro, independente da voz escolhida, traz benefícios emocionais não apenas para ele, mas para você também.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário