scorecardresearch ghost pixel



Não é à toa: saiba por que o Dia das Crianças é celebrado em 12 de outubro

Sancionado em 1924, o dia não fez muito sucesso inicialmente, mas começou a ganhar destaque após campanhas publicitárias. Entenda aqui!



Durante o mês de outubro, a população contará com um feriado nacional repleto de homenagens, não só para a Padroeira do Brasil como também para as crianças. No país, o dia 12 de outubro é reservado para celebrar a Nossa Senhora Aparecida, importante símbolo religioso, além da criançada, que não mede esforços para se divertir durante todo o dia.

Leia mais: Grande estado do país confirma criação de novo feriado em 2023; veja a data

O dia comemorativo, voltado especificamente para as crianças, nem sempre foi visto com importância, ao menos não como é atualmente. A celebração carrega consigo uma história que chama atenção, com origem no Congresso Sul-Americano da Criança, sediado no Rio de Janeiro, em outubro de 1923. Confira mais detalhes a seguir!

Por que comemoração é em 12 de outubro?

O feriado nacional de 12 de outubro não recebe esse título por causa das crianças, mas sim devido à Padroeira do Brasil; contudo, o dia foi instituído “especial” para os baixinhos por causa da ocasião já mencionada, na qual foram debatidos aspectos de desenvolvimento, educação e alimentação, segundo informa a BBC Brasil.

O assunto chamou atenção do deputado federal Galdino do Valle Filho que, na época, era recém-eleito. Galdino se sensibilizou com a pauta e realizou uma proposta para que o dia fosse instituído para as crianças no país. A proposta, por sua vez, foi sancionada pelo presidente da República Arthur Bernardes, em novembro de 1924.

Porém a ideia oficial não foi muito bem-recebida, mas a situação mudou com uma campanha de marketing desenvolvida pela empresa Estrela. A companhia lançou “Semana do Bebê Robusto” com o intuito de impulsionar as vendas e comemorar a data. No ano seguinte, foi a vez da Johnson & Johnson se destacar na publicidade, lançando o concurso “Bebê Johnson”, que possibilitava aos consumidores enviarem fotos de seus filhos. Os vencedores levavam prêmios e conseguiam estampar a imagem das crianças em revistas e jornais.

Esses foram os pontos que tornaram a data tão popular, mas elas não foi criada especialmente para promover o comércio e elevar vendas. O dia é voltado para promover os direitos infantis, além de homenagear os jovens.




Voltar ao topo

Deixe um comentário