scorecardresearch ghost pixel



Não perca: 6,6 mil vagas ficarão disponíveis em Concurso Nacional Unificado

Realizada pela primeira vez, prova está prevista para março de 2024. A publicação do edital poderá ser liberada em dezembro desse ano.



Mais novidades sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU) foram anunciadas pelo Governo Federal. Na última quarta-feira, 18, foi informado que 21 órgãos e entidades vão disponibilizar algumas vagas, aderindo ao novo tipo de processo seletivo. Ao todo, serão ofertadas 6.640 postos de trabalho! Fique atento.

Leia mais: Processo Seletivo Prefeitura de Pelotas – RS

Instituições, como Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Advocacia-Geral da União (AGU) já aderiram ao concurso unificado. O mais recente órgão a fazer parte dessa lista é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que visa oferecer 50 oportunidades voltadas para pesquisador-tecnologista em informações e avaliações educacionais.

O que se sabe até o momento sobre o concurso?

A proposta do concurso público unificado é organizar as soluções em conjunto, algo semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o intuito de preencher as vagas de cargos públicos permanentes. Dessa forma, serão realizadas provas simultâneas em todas as regiões do país, incluindo o Distrito Federal. As vagas serão alocadas nos diversos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

O edital desse concurso ainda não foi divulgado, mas a previsão é que seja publicado até 20 de dezembro. Além disso, a probabilidade é que a definição da banca organizadora seja feita até o fim de outubro, segundo informou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Ela ainda detalhou que os termos de referência relacionados à contratação já devem ter sido entregues para as bancas interessadas.

Acerca do cronograma, a avaliação está prevista para março do próximo ano e contará com dois momentos, um voltado para provas objetivas, que contará com conteúdos comuns para todos os participantes. O segundo momento abrangerá avaliações dissertativas e específicas compostas por blocos temáticos.

Esta é a primeira vez em que um processo do tipo está sendo realizado em território nacional e atende a uma demanda apresentada pelos órgãos que estão passando por dificuldades em termos de estruturas administrativas, de acordo com o secretário de Gestão de Pessoal, José Celso Cardoso Jr.

Até o final de abril de 2024, os candidatos ficarão sabendo dos resultados gerais da primeira fase.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário