Infelizmente, diversas práticas inadequadas continuam fazendo parte da rotina de lavanderia de várias famílias. Nesse caso, a tradicional máquina de lavar não se aplica a todos os itens de vestuário ou roupas de banho usados diariamente.
Veja também: Humanos com pelos e penas? 6 animais que agem assustadoramente como nós
Sendo assim, é preciso parar imediatamente de repetir técnicas ineficientes, que reduzem a durabilidade do eletrodoméstico. Por outro lado, até as peças assumem um aspecto desagradável, principalmente por danos físicos e estéticos.
6 itens que você não pode colocar na máquina de lavar
1. Bolsas e mochilas
Não importa o modelo, bolsas e mochilas precisam de cuidados manuais, porque estão sujeitas ao desbotamento. Visto que há detalhes como zíper, revestimentos e costuras aparentes, as chances do acabamento perder qualidade é maior. Lembre-se de observar as orientações de lavagem na etiqueta do produto.
2. Travesseiros e almofadas
As máquinas atendem capas e fronhas, porém, almofadas e travesseiros exigem vaporização. Afinal, o excesso de umidade favorece o desenvolvimento de fungos e bactérias. Dito isso, priorize a contratação de um serviço especializado.
3. Materiais feitos com lã
As blusas, casacos e qualquer item que apresente lã na composição, acaba sofrendo desgastes. Logo, os fios começam a descosturar e a textura muda completamente, tornando-se áspera. Além disso, é perceptível que a superfície ganha aderência, ou seja, ocorre o acúmulo de pelos e bolinhas.
5. Tecidos de paetês
Outra peça que certamente vai sair danificada da centrífuga é o paetê, conhecido pelo nome popular de lantejoulas. Diante da delicadeza da finalização, procure novamente um profissional que saiba aplicar a limpeza à seco.
6. Roupas manchadas
Apesar de parecer estranho, roupas manchadas acabam soltando tinta e resíduos na máquina, sujando outros itens. Quanto a esse problema, higienize a área manchada antes de correr o risco de sujar tudo.
7. Gravatas
As gravatas também são delicadas e ao desfiar, aumentam os casos de entupimento. Conforme mencionado anteriormente, se os fragmentos começarem a liberar tinta e demais materiais, o eletrodoméstico pode quebrar.