Partiu floricultura? Pessoas com flores em casa são mais felizes, diz estudo

Ganhar flores já é um ato encantador por si só. Contudo, receber um buquê pode induzir um sorriso genuíno em 100% das mulheres.



Você já se pegou admirando um campo florido ou até mesmo o vaso de flores que decora a mesa de um café? Essa simples ação de parar e observar já traz uma sensação de bem-estar. Não é à toa! Um estudo recente trouxe à tona os poderes surpreendentes das flores sobre o nosso humor.

Leia mais: Acorda sempre de mau-humor? 7 dicas que te farão amar até as segundas

Ganhar flores já é um ato encantador por si só. Contudo, segundo um estudo intitulado “Uma Abordagem Ambiental para Emoção Positiva: Flores“, da Rutgers University e da La Salle University, receber um buquê de flores pode induzir um sorriso genuíno em 100% das mulheres.

O poder da flora vai além

Após serem presenteadas, essas mulheres demonstraram um aumento em seu humor positivo. A razão? A maioria optou por colocar as flores em espaços comuns da casa, fazendo com que o contato visual fosse frequente. E não para por aí: essas mesmas mulheres sentiram-se mais inclinadas a interagir socialmente, construindo relacionamentos mais sólidos e positivos.

Há quem diga que o contato com as plantas traz inúmeros benefícios. Marina Vidal, profissional do Sapucaia Paisagismo, menciona: “Flores perfumadas estimulam o olfato. Diferentes cores, formas e volumes oferecem uma visão agradável. Tudo isso pode ser usado tanto para acalmar, como para deixar a pessoa mais concentrada“.

Durante os tempos difíceis que vivemos na pandemia, a busca pelo contato com a natureza tornou-se ainda mais intensa. O engenheiro-agrônomo João Manuel Feijó ressalta: “Resgatarmos essa conexão é fundamental para que as pessoas se sintam motivadas, produtivas e inspiradas para executar suas tarefas.

A tendência de trazer o verde para dentro de casa não é nova, mas Naia Silveira, especialista em tendências da WGSN, garante que o futuro do paisagismo também abraça as flores. E não somente as naturais: “O uso de flores secas ou artificiais também tende a crescer muito, já que colaboram com a preservação ambiental e têm um bom custo-benefício”.

E para aqueles que não abrem mão do frescor e aroma das flores naturais, os programas de assinatura surgem como uma solução prática. Marta Freitas, engenheira de software, é uma entusiasta desse serviço.

Ela conta: “Sempre digo que o dia da entrega é o meu momento favorito da semana. Montar os arranjos para decorar minha casa é um momento terapêutico para mim, que vivo em meio ao caos de São Paulo. Ter flores naturais na minha rotina tem aliviado o estresse“.

Então, que tal transformar seu ambiente e humor com a simplicidade e beleza das flores? Seja para colorir, perfumar ou simplesmente apreciar, elas são verdadeiros presentes da natureza para nossa alma.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário