scorecardresearch ghost pixel



Partiu Prime? Netflix toma decisão polêmica e buscas por cancelamento sobem 78%

Principal motivador seria o fim do compartilhamento de senhas no Brasil.



É, Netflix. Cada um arca com o próprio B.O. A gigante do streaming agora colhe os frutos da decisão de colocar um fim no compartilhamento de senhas de contas no Brasil: um aumento de 78% no número de buscas por cancelamento de assinatura.

Leia mais: Ela ataca de novo: reajuste na Netflix está previsto para os próximos meses

Os dados são fruto de um estudo feito pela agência de inteligência Tunad e publicados pelo F5, da Folha de São Paulo.

A pesquisa mostrou, ainda, que a Globoplay e outras grandes plataformas de streaming tiveram queda no número de cancelamentos. E que, de fato, a questão da cobrança adicional teve um impacto direto na decisão de encerrar o contrato com a vermelhinha.

Reajustes levaram a cancelamento de streaming

De acordo com texto publicado pela Folha, em janeiro deste ano a Globoplay anunciou reajuste nos preços da mensalidade. E, naquele mês, teve aumento de buscas relacionadas ao cancelamento da assinatura. Na mesma toada, o Prime Video, que não reajustou nada, teve queda de 42% neste tipo de busca.

Alguns meses depois a situação mudou. Quando a Netflix anunciou a cobrança adicional pelo compartilhamento de senhas, a busca por pessoas quer queriam cancelar suas assinaturas subiu para 78%.

Na mesma época, a Prime reajustou sua mensalidade e também teve resposta do público: aumento de 65% nas buscas de como cancelar o serviço. A empresa não analisou os outros streamings disponíveis no Brasil, como HBO Max, Disney+, Star e Paramount+, por exemplo.

De acordo com Ricardo Monteiro, COO da Tunad, o público optou por assinar somente o que é prioridade. Então, muita gente tem deixado das plataformas que ficaram caras demais – ou permanecem apenas com ela, caso o conteúdo agrade.

“O brasileiro não consegue sustentar mais do que dois a três serviços de streaming. Ou seja, o aumento de custos como esse pode gerar churn (métrica que mostra o número de clientes que cancelam serviço em um determinado período), devido à situação financeira das famílias do nosso país”, disse ele.




Voltar ao topo

Deixe um comentário