Os percevejos ou “Cimicidae,” são parasitas que se alimentam do sangue de vários seres vivos. Nesse caso, eles são especialmente ativos durante a noite e são atraídos pelo calor e dióxido de carbono emitidos por pessoas e animais.
Veja também: Kokedama: técnica japonesa que transforma plantas em obras de arte vira febre
Quanto a esse aspecto, acabam ficando ativos durante os meses mais quentes devido às condições climáticas favoráveis. Desse modo, começam a surgir relatos de infestações, que levam a desconfortos, dado o risco de alergias.
Conheça as plantas que espantam os percevejos
1. Salsão
Em primeiro lugar, o salsão tem aroma forte e conhecido por repelir percevejos. Afinal, suas folhas e sementes emitem um odor que os afasta, tornando-se uma opção natural em pequenas hortas, visto que essa hortaliça acompanha saladas.
2. Alho
Dito isso, o alho também está associado ao cheiro provocado pela alicina. Essa substância presente em raízes incomodam o olfato sensível de mosquitos e pequenos invasores que chegam transmitindo doenças infecciosas.
2. Lavanda
Visto que a lavanda é apreciada por seu aroma suave e relaxante pelos humanos, ninguém imagina que a planta repele o percevejo. Sendo assim, quem tem animais em casa, pode usá-la na intenção de afastar pulgas e carrapatos do jardim.
3. Gerânio
Em seguida, o gerânio é uma flor que emite um odor cítrico que provoca irritação em diversas pragas. Além disso, as flores coloridas não apenas decoram o jardim, mas resultam em um espaço fresco e livre de animais peçonhentos.
4. Calêndula
Por último, a calêndula combina beleza e funcionalidade, graças às notas aromáticas intensas. Logo, pequenos vasos com calêndulas espalhados pela casa, favorecem a decoração e deixam a disposição plantas que eliminam percevejos.
Agora que você já sabe o poder que as plantas têm, comece a praticar a jardinagem em casa. Ou seja, mesmo os moderadores de apartamentos e casas minimalistas conseguem adquirir um arranjo e aplicar os devidos cuidados. Portanto, proteja sua família e seus pets dos ataques dos terríveis percevejos.