Primeiramente, é preciso dizer que as plantas são seres vivos que precisam de luz solar para realizar a fotossíntese. Desse modo, elas conseguem produzir seu próprio alimento, desde que o tempo no sol não exceda o recomendado.
Veja também: Não vai sobrar um! Essas 8 plantas são tiro e queda para expulsar insetos da sua casa
Afinal, a incidência direta as deixa queimada, levando à desidratação e até a morte das raízes. Contudo, ao perceber a ocorrência, é possível seguir uma série de passos que devolvem a vitalidade de inúmeras espécies desidratadas.
As plantas ficaram queimadas ao permanecer no sol? Veja a solução
Comece a limpar as folhas afetadas
A princípio, se as folhagens estiverem apenas ressecadas nas pontas ou nas bordas, você pode cortar as partes danificadas. Nesse caso, use uma tesoura ou uma faca limpa e afiada. Essa ação evita fungos, bactérias e estimula a regeneração dos caules que sobreviveram ao incidente.
Houve muitos danos? Aplique fertilizantes
Em seguida, se a planta tiver perdido muitas folhas ou a base, aplique um fertilizante rico em nitrogênio na terra ou na água da rega. Isso vai estimular a produção de novos ramos, acelerando a recuperação. Logo, priorize fórmulas naturais, e se necessário, peça orientação a um floricultor.
Evite o sol intenso e prefira a sombra
Conforme mencionado, o sol provoca a evaporação da água das folhas e dos caules das plantas, que perdem a umidade. Portanto, deixam de transportar os nutrientes que mantêm o organismo funcionando. E é exatamente por esse motivo que a aparência assume um aspecto amarelado e manchas escuras.
Controle a quantidade de água das regas
Por fim, você deve controlar a quantidade de água ao regar plantas queimadas. Visto que é preciso reidratar, regue plantas com frequência, mas sem encharcar o solo ou deixar água acumulada no prato ou no vaso. Ou seja, realize o teste do dedo, regando apenas se o substrato estiver seco e sem formar barro.