Plantou cebolinha? Saiba se fez do jeito certo e como caprichar nos cuidados

Para ter cebolinha sempre fresca, você pode cultivá-la em casa. É muito simples e bem mais prático. Aprenda a plantar sem errar.



Se você é uma pessoa apaixonada por temperos naturais, certamente não fica sem uma boa cebolinha em casa, mas nem sempre encontra uma delas no mercado. Quando encontra, por vezes, a qualidade pode não estar tão boa, não é mesmo? Que tal cultivar a sua própria cebolinha em casa? Aprenda o passo a passo!

Leia mais: 7 poderes desconhecidos do manjericão para o seu corpo

Esse é um jeito muito interessante de trazer muito mais sabor para todos os seus pratos. A cebolinha é uma erva aromática, conhecida pelo sabor suave e delicado, que lembra à cebola, mas de um jeito mais suave, menos picante. Ela é um complemento perfeito para diferentes tipos de pratos, com uma alta versatilidade.

Cebolinha em casa

Ela pode ser adicionada em saladas, omeletes, sanduíches, molhos ou usada como tempero fresco em sopas e pratos de peixe, frango, carne, mas muitos outros compõem essa lista. A cebolinha também pode ser apenas decorativa, pois melhora a aparência dos pratos e dá um toque de cor.

Outra grande vantagem dela é ter baixa caloria, então adiciona sabor sem pesar na balança. Ela pode ser facilmente cultivada em casa, em jardins ou vasos, o que a torna ainda mais acessível para os amantes da culinária.

Por isso, veja como é simples o cultivo:

  • Selecione boas sementes de cebolinha de alta qualidade, que podem ser encontradas em lojas específicas de jardinagem;
  • Prepare bem o solo em um local que receba bastante sol ou que seja parcialmente sombreado, seja no jardim ou em um vaso;
  • Adicione um composto orgânico ou húmus para melhorar a fertilidade e reter umidade;
  • A melhor época de plantio é na primavera ou no início do outono. Faça sulcos rasos no solo e coloque as sementes espaçadas por 2,5 cm a 5 cm ao longo dos sulcos. Cubra com uma fina camada de solo;
  • As mudas devem germinar entre 7 e 14 dias. Mantenha o solo levemente úmido, evitando o excesso de água para que elas cresçam mais fortes. Forneça a luz solar direta e tenha cuidados contínuos;
  • Adube a cada quatro ou seis semanas e remova as flores para promover o crescimento;
  • Depois de um período de 60 ou 90 dias, a cebolinha estará pronta para ser colhida. Deixe o caule continuar crescendo e aproveite toda essa experiência de ter essa erva tão deliciosa em sua casa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário