Por que o cheiro de peixe é tão forte?

Você se incomoda com o mau cheiro peculiar do peixe? Confira algumas curiosidades em torno dos aromas desagradáveis ligados a esse animal.



O cheiro do peixe é um fator intrigante da culinária e da experiência gastronômica, porque após o preparo, a carne fica agradável. Contudo, a origem do mau odor está ligada a compostos químicos produzidos pelas cartilagens.

Veja também: Se ver manchas vermelhas no papel higiênico, não use de jeito nenhum

Esses resíduos são liberados à medida que as proteínas se degradam durante o tempo, tornando-se insuportáveis. Por outro lado, a ração e hábitos alimentares influenciam a experiência olfativa dos consumidores em grandes restaurantes.

Afinal, por que o peixe tem mau-cheiro?

A princípio, o mau cheiro associado ao peixe tem várias causas naturais que não costumam ser divulgadas. Primeiramente, a decomposição de proteínas presentes no peixe gera compostos orgânicos voláteis, como amina biogênica.

Além disso, a presença de bactérias e o método de processamento refletem nos aromas em evidência. Por exemplo, o óxido de trimetilamina (OTMA) é um composto orgânico que surge a partir do processo metabólico de seres marinhos.

Descubra se o peixe está fresco para consumir

  • Verificar se o peixe começou a se decompor ajuda a reduzir casos de contaminação alimentar. Para isso, você pode observar os seguintes aspectos:
  • Lembre-se que os olhos do peixe devem ser brilhantes, claros e salientes.
  • Em seguida, as guelras precisam ser vermelhas ou rosa e úmidas, não escuras ou acinzentadas.
  • Logo, toque na carne, que apesar de ser firme, deve voltar rapidamente à forma natural quando pressionada.
  • Peixes frescos têm um aroma do mar, não um cheiro forte e desagradável.
  • Por último, confira se a pele está úmida e sem manchas visíveis.

Quais são os peixes mais fedorentos?

Sendo assim, certos peixes têm uma reputação de serem mais fedorentos devido a seus óleos naturais e teor de amina biogênica. Portanto, trata-se do arenque, a cavala, o bacalhau e o salmão, que estão presentes na alimentação humana.

Desse modo, as espécies acima refletem um peixe que tende a ter um odor acentuado, especialmente quando não foram armazenados adequadamente. Por esse motivo, não deixe de conferir a procedência antes de comprar o corte.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário