Proibidos! 5 coisas que você NUNCA deve jogar no saco de lixo

Não erre mais! Existe uma série de produtos que não devem ser descartados diretamente no saco de lixo e muitos insistem em fazer errado. Confira.



O cuidado em relação à limpeza da casa exige a retirada de resíduos diariamente, mas é necessário ficar atento aos detalhes. Afinal, a coleta seletiva não se restringe à proteção ambiental, mas busca aumentar a segurança das pessoas.

Veja também: Higiene e saúde: lavar ESTAS peças diariamente te ajuda a evitar doenças

Desse modo, é importante ter consciência de que determinados materiais precisam de tratamento especializado. Portanto, o saco de lixo comum não comporta objetos contaminantes, que oferecem risco de doenças, entre outros acidentes.

Nunca mais jogue estes materiais no saco de lixo

1. Fezes de animais domésticos

Apesar de inofensivas, as fezes de cachorros, gatos e até de pequenos pets, são vetores de infecções. Sendo assim, jogue as necessidades do pet no vaso sanitário, porque por mais bem embrulhado que esteja o coco, ainda há contaminação.

2. Vidro e objetos cortantes

Ninguém deseja se cortar! Lembre-se de que os responsáveis pelo recolhimento do saco de lixo, costumam sofrer cortes. Isso acontece devido à presença de lâminas, garrafas de vidro e demais itens afiados. Nesse sentido, embale-os separadamente no jornal, adicione uma etiqueta e use uma sacola individual.

3. Pilhas e baterias usadas

As pilhas e baterias concentram metais tóxicos, como níquel, mercúrio e chumbo, extremamente nocivos à saúde humana. Visto que esses componentes corrosivos contaminam alimentos e o solo, procure um posto de descarte credenciado.

4. Eletrônicos em geral

Em relação às mesmas observações do tópico anterior, o metal pesado em notebooks, celulares e eletroeletrônicos, gera radioatividade. Logo, torna-se um perigo constante em aterros sanitários ou cooperativas de reciclagem. Conforme explicado, existem empresas e instituições que se dispõem a receber o material.

5. Medicamentos e lixo hospitalar

Por fim, remédios dentro e fora da validade precisam ser levados a uma farmácia ou hospital, dada a liberação de elementos químicos. Essa regra se aplica aos curativos, seringas e qualquer item usado em cuidados médicos.

Não ignore as recomendações na hora de usar o saco de lixo, pois os catadores e trabalhadores da reciclagem precisam da ajuda de todos para reciclar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário