Acordar e sentir aquele cheirinho de café cria uma sensação que agrada a muita gente, assim como aquele bolo no meio da tarde com uma xícara quentinha de café faz sucesso com as mais variadas idades; contudo, o preparo do café em casa guarda alguns segredos simples, mas que fazem muita diferença no resultado.
Leia mais: Por que a cafeína não te deixa ligado? A genética pode ter a resposta
É preciso se atentar ao uso do coador, quantidade de café e outros detalhes para que a bebida fique ainda melhor.
Preparo de um café mais gostoso
Hoje, há inúmeros tipos de coadores disponíveis do mercado. Com diversos materiais, como inox, plástico, vidro e também cerâmica, é preciso se atentar ao tamanho do coador. Se for para apenas uma pessoa, o ideal é optar por um coador de tamanho pequeno, assim como adotar um modelo maior para a preparação para mais pessoas.
Outro aspecto fundamental é escaldar o filtro antes de colocar o café. Na prática, basta “lavar”, ou seja, jogar um pouco de água quente e filtrada sobre o filtro de papel ou pano. A ação simples remove as impurezas, diminuindo a interferência de outros fatores no sabor final da bebida.
Por fim, um segredo para que o café não esfrie é justamente não encher o coador com muito pó. Isso vai dificultar a passagem de água, esfriando a bebida. Por outro lado, é preciso estar atento para não usar pouco pó de café, evitando que a água passe rapidamente e antes mesmo da extração adequada dos sabores.
Cafeteira elétrica
Hoje, muitas cafeteiras elétricas já oferecem a opção de programar um horário para que ela passe o café. Isso vai garantir que aquele cheirinho gostoso de café fresco se espalhe pela casa, começando bem o dia; contudo, é preciso desligar o aparelho logo após o preparo para evitar que o café fique sendo requentado.
- Outras dicas
Apesar de a maioria das pessoas comprar o café moído, o ideal é adquirir o café em grãos e moer apenas quando ele será usado. A ação garante um sensorial melhor à bebida, tanto em sabor quanto em aroma.
Para os que gostam de um café mais intenso, a sugestão é usar a moka, também conhecida como cafeteira italiana.
Lembre-se, entretanto, de não ultrapassar a marcação de segurança ao adicionar água e leve em fogo baixo até que o café comece a subir. Aí, é só desligar o fogo e deixar que o café termine de ser coado.