Quanto menor, melhor: no Brasil, apelidos substituem nomes compostos

Alguns apelidos se tornaram tão fortes e significativos que viraram "nome próprio" e estão cada dia mais comuns nos cartórios.



Está cada vez mais comum encontrar apelidos que passaram a ser nomes próprios. Basta conferir as crianças mais novinhas que você conhece para tirar a prova e perceber essa tendência. Veja quais são os apelidos mais populares nos cartórios que, de segunda opção, passaram a ser nome próprio.

Leia mais: Tupã, Anahí, Iara e mais: 30 nomes indígenas lindos ligados à natureza

São várias as razões que fazem com que o que antes era apelido seja considerado um nome e ainda caia tanto no gosto dos brasileiros! Começando pela simplicidade, pois muitos pais buscam nomes curtos e simples, que sejam fáceis de pronunciar e lembrar. Isso, sem falar no estilo. Vai dizer que não chama atenção?

De apelido para nome próprio

Alguns apelidos são tão fofos que demonstram intimidade e afetividade, criando uma relação de proximidade valorizada por muitos pais, que acabam se decidindo por já colocar tais nomes nas crianças. Os significados desses apelidos também são interessantes e atraentes, conferindo popularidade e uma identidade única aos bebês.

De olho nessa nova proposta, confira as tendências e veja quais nomes se tornaram populares nos cartórios, partindo de apelidos que agora são belos nomes próprios para meninos e meninas.

Bel (ou Bela): diminutivo de nomes como Isabel, Isabela ou Belinda, com significados do tipo “consagrada a Deus” ou “a bonita”. É um jeitinho fofo e acolhedor de se referir a uma pessoa, hein?;

Liz: diminutivo do nome Elizabeth, frequentemente associado a preces religiosas, com significados diversos, como “Deus é abundância” ou “meu Deus é juramento”;

Manu: diminutivo de nomes como Manuel e Manuela, com significados como “o escolhido” ou “abençoado”;

Malu: é a junção dos nomes Maria e Luíza ou Maria e Lúcia, representando “elegância” e “delicadeza”;

Chico: é o diminutivo de nomes como Francisco. O termo expressa “homem livre” ou “o francês”;

Guto: este é o diminutivo de Augusto, que tem significados como “sagrado” ou “venerável”;

Leo: é a forma abreviada do nome Leonardo e está relacionado à “coragem” e “força”;

Theo: é um nome muito comum atualmente, mas é a forma abreviada de Teodoro. Quer dizer “presente de Deus” ou “dádiva divina”.




Voltar ao topo

Deixe um comentário