scorecardresearch ghost pixel



Quem pode pedir o acréscimo de 25% na aposentadoria do INSS?

Em modalidade de aposentadoria, é possível elevar o recebimento do benefício em até 25%. Veja como funciona e quem tem direito.



A aposentadoria por invalidez, agora conhecida como aposentadoria por incapacidade permanente, é definida pelo Governo Federal como um benefício entregue ao segurado que não consegue realizar qualquer atividade laborativa de modo permanente. Além disso, a pessoa não consegue se reabilitar para outra profissão, conforme detalha o parecer da Perícia Médica Federal, elaborado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Leia mais: Tire sua dúvida: após a reforma, ainda é possível se aposentar por idade?

Ao solicitar o benefício, muitas são as dúvidas que cercam o pedido, o que faz com que diversos brasileiros desconheçam as possibilidades de adquirir o pagamento e ainda quais são as chances de elevar a quantia repassada ao contribuinte.

Como funciona o acréscimo de 25% na aposentadoria?

Segundo mostrou o portal Infomoney, vários brasileiros passam pela situação de se tornar permanentemente incapazes de trabalhar, necessitando, assim, de assistência contínua devido à condição de acamamento ou qualquer outra limitação de mobilidade, o que pode exigir cuidados intensivos.

Para essas situações, é possível aumentar os recebimentos em 25%, segundo detalha Theodoro Agostinho, o especialista na área previdenciária da PUC-SP. O acréscimo pode ser adquirido desde que a pessoa apresente atestados médicos e relatórios detalhando as dificuldades e comprovando a necessidade da ajuda extra.

O especialista explica que é importante mostrar que o segurado precisa de ajuda constante de outra pessoa, que pode tanto ser alguém da família como um profissional. Essa solicitação vai envolver uma perícia realizada pelo INSS, que vai analisar as informações. Inclusive, esse processo pode resultar em perícia in loco, caso o beneficiário tenha limitações para se locomover.

Agostinho ainda ressalta que esses relatórios devem estar detalhados, pois as chances de conseguir o benefício são facilitadas dessa forma. O advogado ainda acrescenta que muitas pessoas não conhecem essa possibilidade, já que todo o processo de aposentadoria conta com muitos detalhes que podem gerar confusão.

A orientação, segundo ele, é reunir as informações para então fazer o pedido. A solicitação, assim como o agendamento de perícia médica, podem ser feitas pelo aplicativo Meu INSS ou na central de atendimento: 135.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário