Os brasileiros têm grandes paixões, e não estamos nos referindo apenas ao futebol! O interesse por carros também é evidente e faz parte de uma cultura automobilística que enxerga os veículos como símbolos de status e realização pessoal. Entenda as “chatices” que muitos brasileiros têm com os carros e a origem de todas elas.
Leia mais: 5 dicas para comprar carros com baixa quilometragem sem levar prejuízo
Essa relação com os automóveis revela algumas contradições interessantes. Elas revelam, por exemplo, a complexa relação dos brasileiros com os seus carros, que vão além de meros veículos, pois se tornam parte de suas identidades e sonhos. Entenda como é essa escolha do automóvel perfeito!
Brasileiros e carros
Na relação entre brasileiros e carros, três pontos chamam atenção. Na busca pelo veículo perfeito, muitos desejam aqueles que ofereçam tudo em um só pacote. Eles querem um automóvel que seja adequado para a cidade, estrada e campo, que tenha espaço para todas as suas necessidades, seja esportivo e muito mais.
Essas expectativas, muitas vezes, são difíceis de serem atendidas.
O que se sabe é que, mesmo com todas as reclamações e contradições, os brasileiros estão entre os povos que mais trocam de veículos a cada ano. As principais chatices que muitos têm com os carros são:
1) Status x condições de tráfego: muitos brasileiros desejam ter um carro que reflita o seu padrão de vida e, às vezes, fazem escolhas que podem não ser as mais apropriadas para as condições das cidades ou a realidade.
Isso fica evidente na relação de amor e ódio que os brasileiros têm com os seus automóveis, mostrando como a cultura e influência da indústria automobilística deixam as suas marcas. Essas contradições frequentemente levam as pessoas a questionar as suas próprias escolhas com o passar do tempo.
2) Críticas aos SUVs: ainda relacionado ao tópico 1, muitos brasileiros têm SUVs em suas garagens, mas ainda assim criticam o tamanho desses carros, alegando que são grandes demais e dificultam o estacionamento, além disso, eles apresentam um alto consumo de combustível.
Ainda assim, na hora da compra, o status, a sensação de segurança e o espaço interno desses veículos muitas vezes pesam mais na decisão.
3) Transmissões automáticas: ainda que muitos brasileiros prefiram carros com transmissões automáticas devido ao conforto, especialmente nas cidades com tráfego intenso, eles também reclamam dos custos de manutenção e do consumo de combustível mais elevado em comparação aos de transmissões manuais. Como diz o ditado: “tudo na vida tem um preço”.