scorecardresearch ghost pixel



Sombra e água fresca? Muita gente comete ESTE erro com os cactos

Você gostaria de começar na jardinagem cuidando de cactos? Esta série de dicas vai mostrar o passo a passo que pode ser seguido por jardineiros iniciantes.



Os cactos são espécies de arbustos e apesar de resistentes, existem dicas que garantem o desenvolvimento das folhagens. É importante lembrar que há variedades que apresentam espinhos capazes de causar machucados.

Veja também: Cuidou bem das plantas e mesmo assim ficaram amarelas? Motivo pode ser este

Outro aspecto que muitos ignoram é a importância do sol e regas controladas, imitando as condições da natureza. Portanto, conforme ocorre com outras variedades, até o adubo se faz necessário em determinados casos. Entenda.

Dicas para cuidar de cactos corretamente

1. Busque iluminação solar

Os cactos prosperam sob a luz solar direta, então certifique-se de posicionar o vaso em um local onde há muito sol. Nesse caso, eles precisam desfrutar de 5 a 6 horas de sol por dia, ou seja, escolha uma janela ensolarada ou um jardim externo. Afinal, trata-se de uma suculenta que cresce em ambientes secos, como o deserto.

2. Priorize vasos fundos

Em seguida, escolha vasos profundos que conseguem acomodar bem as longas raízes. Isso permite que o sistema radicular cresça e se desenvolva adequadamente, mantendo a estabilidade da planta. Essa etapa é fundamental porque facilita o replantio, criando mudas a partir de 2 anos.

3. Evite o excesso de água

O excesso de rega é o inimigo número um dos cactos, ou seja, deixe o solo secar completamente entre as regas. Sendo assim, regar moderadamente é fundamental, evitando o apodrecimento da raiz. Dito isso, o período médio é uma vez por semana, porém, não esqueça de apalpar a terra e perceber se há umidade.

4. Adube na estação certa

Durante a primavera e o verão, quando os cactos estão em seu período de crescimento ativo, é aconselhável adubar suavemente. Logo, use um fertilizante de cactos de baixa concentração a cada 4-6 semanas. Diante dessa recomendação, o húmus de minhoca atende às necessidades nutricionais da planta.

5. Combata os insetos

Por último, esteja atento a pequenos insetos que possam prejudicar seus cactos, incluindo pulgões e cochonilhas. Por esse motivo, é aconselhável passar um algodão embebido em álcool na superfície dos cactos. Contudo, se não funcionar, procure adquirir um sabão inseticida suave.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário