scorecardresearch ghost pixel



Adubo foliar: entenda o que é e como aplicar em suas folhagens

Adubo foliar é um uma forma de nutrir as plantas a partir da borrifação nas folhas. Deve-se seguir alguns critérios para que funcione.



Adubo foliar trata-se de uma composição de líquidos com nutrientes,  que é aplicado como uso de um borrifador ou pulverizador nas  folhas das plantas. O grande diferencial está na absorção dos nutrientes, que ocorre de maneira bastante rápida se comparado a outros adubos orgânicos.

Veja também: Aumente o foco e concentração decorando o ambiente com plantas: conheça os benefícios

Contudo, é um adubo que deve ser usado como complementação. Isso porque no processo de adubação feito no solo, muitas vezes,  os nutrientes não chegam a todas as partes da raiz.

Como funciona a adubação foliar nas orquídeas?

Os adubos foliares são vendidos em forma líquida e são misturados em água e aplicados com um borrifador nas folhas. Quando você fizer a aplicação, siga exatamente as instruções descritas na embalagem, portanto, não aplique mais que o recomendado.

O processo de absorção ocorre porque nas folhas existem pequenas rachaduras microscópicas. E nelas existem furinhos por onde o líquido é absorvido.

Por que nas orquídeas a absorção é menor?

As orquídeas são plantas que retém água, por questões naturais de sua origem, que sempre se desenvolveram em troncos de árvores. Isso fez com que elas criassem uma cera de espessura mais grossa bem em cima da folha, essa camada impede a absorção de nutrientes. 

Como aplicar o adubo foliar em folhas secas?

Para aplicar nas folhas mais secas, é melhor borrifar durante a manhã, quando o sol está mais fraco. Isso impede os riscos de queimaduras. Após a aplicação, não precisa lavar as folhas, e cuide para que a chuva não acabe retirando os nutrientes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário