Uma massa de ar polar está se aproximando do Sul do país, prometendo abaixar as temperaturas em toda a região. Na quinta (13) já foi possível sentir o clima mais frio, tanto em cidades do Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina, que tiveram manhãs mais geladas. Em Jaraguão (RS), as temperaturas chegaram em 4,1ºC e 11,3ºC em Erechim (RS). Em Santa Catarina, São Miguel do Oeste marcou 13,2ºC.
Veja também: Chuvas extremas podem provocar novas enchentes no Brasil em outubro
Nesta sexta (13), o ar frio deverá ganhar maior amplitude, mantendo as temperaturas mais baixas na região. Mesmo com o tempo nublado, o sol ainda marcará presença entre as nuvens, principalmente do extremo sul gaúcho ao sudoeste do Paraná. Assim, a previsão indica geada na Campanha Gaúcha no início da manhã.
Frio e chuva durante o final de semana
A possível queda de geada no Rio Grande do Sul acende um alerta nos produtores. Isso porque o estado é responsável por uma parcela significativa na produção nacional de uvas. Assim, o estado já produziu uma média de 559.034 toneladas por ano no triênio de 2018-2020, de acordo com o Atras socioeconômico do Rio Grande do Sul. Com as geadas, as videiras podem sofrer impactos em suas produções.
No fim de semana, o frio continuará no sábado (14) em grande parte dos três estados da região Sul, porém com tempo firme, principalmente do sul gaúcho ao norte do Paraná. No domingo (15), o tempo volta a contar com instabilidades no Rio Grande do Sul, com a possível queda de precipitados. Contudo, as temperaturas voltam a subir devido ao afastamento da massa de ar frio da região.