scorecardresearch ghost pixel



Um jardineiro me ensinou: só 1 igrediente para acabar com os matinhos da calçada

Aprenda como usar o vinagre para eliminar os matinhos da sua calçada de forma natural, econômica e sustentável.



O vinagre é um líquido versátil e multifuncional que oferece uma ampla variedade de benefícios. Além de ser um ingrediente essencial na culinária, é utilizado em limpeza doméstica, cuidados com a saúde e beleza. Suas propriedades ácidas o tornam eficaz na remoção de manchas e odores, na conservação de alimentos, bem como no tempero de saladas e pratos diversos.

Veja também: Como plantar hortelã em um copo e usá-la para perfumar sua casa

Além disso, é conhecido por seus potenciais benefícios para a saúde, como a regulação do açúcar no sangue, a redução da pressão arterial e até mesmo a perda de peso quando consumido com moderação. Sua versatilidade torna o vinagre um elemento essencial em muitos lares, proporcionando uma série de funções e vantagens para o dia a dia.

Uso de vinagre como herbicida natural

Mas você já se incomodou com os matinhos que crescem na sua calçada e estragam a beleza do seu jardim? Se você está cansado de gastar tempo e dinheiro com herbicidas químicos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à sua saúde, temos uma boa notícia para você. Saiba a seguir:

Método simples, eficaz e 100% sustentável

Um método simples e eficaz para eliminar os matinhos indesejados usando apenas um ingrediente que você provavelmente tem na sua cozinha: o vinagre. Isso porque ele é um herbicida natural que pode matar muitas ervas daninhas sem afetar as plantas que você deseja manter.

Passo a passo da solução com vinagre

Da mesma forma, o vinagre é barato, fácil de encontrar e não polui o solo ou a água. Mas como usar o vinagre corretamente para acabar com os matinhos? Confira abaixo o passo a passo:

  • Escolha o vinagre certo: o ideal é usar um vinagre com alta acidez, como o vinagre de limpeza, que pode ter entre 10% e 20% de acidez. O vinagre de cozinha, com 5% de acidez, também pode ser usado, mas pode ser menos eficiente.
  • Aplique no momento certo: o melhor é aplicar em um dia ensolarado e quente, pois a ação do sol potencializa o efeito do ácido sobre as ervas daninhas.
  • Aplique o diretamente sobre os matinhos: você pode despejar ou pulverizar sobre as folhas e os caules dos matinhos, tomando cuidado para não atingir as plantas que você quer preservar.
  • Repita a aplicação se necessário: dependendo da resistência dos matinhos, uma única aplicação de vinagre pode não ser suficiente para eliminá-los. Nesse caso, você pode reaplicar o vinagre depois de alguns dias.

Uso moderado e práticas preventivas

Porém, o uso excessivo do vinagre pode acidificar o solo, tornando-o inadequado para algumas plantas. Por isso, é recomendado que se use com moderação.

Por fim, também é aconselhável adotar outras práticas preventivas para evitar o surgimento dos matinhos, como:

  • Cobrir o solo com casca de pinus ou pedras;
  • Plantar as mudas bem próximas umas das outras;
  • Arrancar manualmente as ervas daninhas assim que aparecerem.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário