As unhas são formadas por uma proteína chamada queratina, que se origina nas células da matriz ungueal, localizada na base da cutícula. Nesse caso, o crescimento depende de vários fatores, como genética, alimentação e manicure.
Veja também: Unhas esmaltadas com canela: 7 dicas para atrair dinheiro e prosperidade
Sendo assim, algumas causas incluem deficiência de nutrientes, infecções, traumas, e produtos químicos, estresse e idade. Por outro lado, é possível recuperar a vitalidade ao utilizar óleos naturais de tratamento que deixam as unhas bonitas.
Descubra quais os óleos naturais que aumentam a resistência da unha
Óleo de rícino
Em primeiro lugar, o óleo de rícino é um óleo vegetal extraído das sementes da planta Ricinus communis. Ou seja, ele é rico em vitamina E, ácidos graxos e minerais, que nutrem e garantem a reconstrução celular de pelos e unhas. Desse modo, basta aplicar e massagear suavemente. Essa opção é recomendada após a limpeza e esmaltação, pois oferece ação antifúngica e antibacteriana.
Óleo de oliva
Quanto ao azeite de oliva proveniente das azeitonas, conhecidas no contexto alimentar, reúne antioxidantes, vitaminas e ácidos graxos essenciais. Portanto, hidratam e protegem as unhas dos impactos diários. Além disso, melhora a circulação sanguínea das mãos e favorece o crescimento. Contudo, é necessário aquecer o óleo antes de deixar os dedos de molho por 15 minutos.
Óleo de jojoba
Por último, o óleo de jojoba é produzido a partir das sementes da planta Simmondsia chinensis. Dito isso, tem em sua composição ésteres de cera, que têm uma estrutura semelhante à do sebo humano, a substância que lubrifica a pele. Ao passo que é facilmente absorvido pelo corpo, gera efeitos rápidos. Logo, ao usar durante uma semana, você consegue perceber uma boa diferença.
Vale destacar que esses óleos naturais que fazem as unhas crescerem em menos de um mês, são alternativas naturais e acessíveis. Entretanto, ao perceber quebra constante, mesmo seguindo uma rotina saudável, procure uma dermatologista.