scorecardresearch ghost pixel



Venceu! E agora? Veja por quantos dias pode dirigir com a CNH expirada 

Se você está com a sua CNH vencida, cuidado! Há consequências desagradáveis em circular assim. Veja todas as regras.



A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode gerar dúvidas nos motoristas, principalmente naqueles que estão dirigindo por muitos anos, já que o documento passou por atualizações recentes no prazo de vencimento. Inclusive, determinado grupo de condutores teve o período estendido.

Leia mais: Validade CNH: idosos devem se atentar às datas de 2024 para não perder o prazo

Nesse contexto, os habilitados deixam de se preocupar com o procedimento por acreditar que o processo ainda está longe de precisar ser feito ou simplesmente esquecem de realizar essa etapa. Ainda assim, é importante lembrar que, após a data do vencimento, ainda é possível realizar a renovação sem passar por problemas por um período específico. Confira mais detalhes sobre o prazo no qual o motorista pode continuar dirigindo com a habilitação vencida. A partir disso, se programe para a sua renovação.

Motoristas têm prazo para regularizar a CNH

Para os motoristas que se depararam com a chegada da data de vencimento especificada na habilitação, alertamos que ainda é possível realizar a renovação sem cometer uma infração por circular com o item vencido, desde que sigam as normas descritas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As regras apontam que os detentores da habilitação têm permissão para circular com a CNH vencida por até 30 dias. Após esse prazo, o item perde a sua validade definitivamente e não pode mais ser utilizado, inclusive, como documento de identificação.

Justamente por não ser mais válido, o motorista flagrado nessas condições enfrenta consequências por cometer uma infração gravíssima, conforme o previsto no artigo 162 do CTB. Além de marcar sete pontos na carteira, o condutor terá que desembolsar o valor de R$ 293,47, referente à multa.

Outra situação que pode acontecer é ter o veículo apreendido pelas autoridades até que uma pessoa com CNH válida vá conduzir o carro. Caso não tenha, o automóvel é encaminhado para um depósito, o que pode gerar mais custos.

Por isso, é importante estar atento aos prazos, pois caso o condutor opte por renovar após esse período, ele terá que passar por todas as etapas de obtenção da CNH novamente, como exames, provas práticas e teóricas. Para renovar, é importante se direcionar ao Detran com documentos e os valores para realizar os pagamentos das taxas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário