O Renault Kwid é um subcompacto de grande saída no Brasil, principalmente por sua versão de entrada ser um dos modelos mais baratos do país, com preço a partir de R$ 69.990. Em relação ao Fiat Mobi Like, ele sai na frente como o flex mais econômico e menos poluente do mercado nacional.
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Mas será que o carro realmente “bebe” menos combustível do que híbridos como Toyota Corolla e Corolla Cross? A Mobiauto realizou alguns testes com a versão 2024 do automóvel para descobrir se ele é mesmo sustentável. Confira os resultados abaixo.
Consumo com etanol e gasolina
O Renault Kwid Intense 1.0 flex 2024 tem avaliação C em eficiência energética, segundo o Inmetro. A promessa de consumo com gasolina é de 15,3 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada, enquanto com etanol é de 10,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada.
Os testes realizados por 30 dias mostraram resultados um pouco diferentes das promessas, mas ainda assim positivos para que abastece com etanol. Veja os números:
- Consumo com etanol: 10,3 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada;
- Consumo com gasolina: 14,4 km/l na cidade e 16,4 km/l na estrada.
Com isso, o Kwid sai na frente na comparação com o Corolla Cross Hybrid, que tem gasto médio de 11,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada etanol; ao passo que com gasolina faz 17,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.
Consumo consciente e sustentabilidade
Outro ponto que chama atenção dos motoristas preocupados com o meio ambiente é o foco em eficiência energética, já que o modelo da Renault promove consumo consciente e a sustentabilidade. Uma pesquisa do Inmetro revela que o Kwid consome 1,36 MJ/km, sendo quase tão eficiente quanto o Corolla Cross Hybrid, que faz 1,31 MJ/km.
Para se ter uma ideia, a versão 1.0 MPI do Volkswagen Polo, o hatch mais vendido do Brasil, tem consumo energético de 1,46 MJ/km. Com base nessas informações, é possível dizer que o Kwid poderia desperdiçar menos a energia que produz.