scorecardresearch ghost pixel



Vermelho, branco e azul: por que há postes nas barbearias com as cores?

Entenda o segredo por trás das cores dos postes das barbearias. Se surpreenda com "a causa" que faz parte da história da antiga profissão.



Algumas coisas são tão comuns que, muitas vezes, deixamos de lado o nosso senso crítico. Alguma vez você já se questionou por que os postes das barbearias são pintados quase sempre com as cores vermelho, branco e azul? Lembrou agora? Pois é! Entenda a história por trás dessa combinação.

Leia mais: O poder das CORES: aprenda como potencializar simpatias e meditações!

O uso das três cores frequentemente usadas nas barbearias tem uma explicação curiosa e que remonta a um passado distante. Algumas pessoas podem acreditar que essa explicação é apenas uma lenda folclórica, mas o fato é que essas cores têm um significado histórico que realmente fez muito sentido no passado, mesmo que muitos não façam a menor ideia nos dias de hoje.

Cores dos postes das barbearias

A explicação para as cores dos postes é a seguinte: o vermelho simboliza o sangue derramado; o branco representa as ataduras; o azul, por sua vez, é um símbolo das veias cortadas. Parece sinistro, não é mesmo? Isso se deve ao fato de que, no passado, as barbearias não eram apenas locais para cuidar dos cabelos, pois também era onde se realizavam certos procedimentos, como extração de dentes e até pequenas cirurgias.

O vermelho representa o sangue derramado por pacientes durante esses procedimentos, o branco faz referência às ataduras usadas para estancar as hemorragias após tais intervenções, por fim, o azul simboliza as veias cortadas durante as cirurgias. Além disso, em alguns países, essa combinação também passou a ser associada ao patriotismo, fazendo referência às cores das bandeiras nacionais.

No geral, o que vale é mesmo a relação da barbearia com os procedimentos cirúrgicos no passado.

Esses tons fazem parte da história da antiga profissão de barbeiro. Na Idade Média, esses profissionais atuavam como cuidadores de saúde, realizando atividades que hoje seriam consideradas cirúrgicas e médicas.

Isso ocorria porque esses profissionais eram conhecidos por sua habilidade no manuseio de instrumentos afiados, como navalhas, então executavam procedimentos diversos, como extração de dentes, tratamento de doenças menores e até cuidados com a pele e, claro, com os cabelos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário