Primeiramente, muitas pessoas acabam comprando um cacho de banana, pensando que ele vai durar uma semana. Contudo, diversos fatores aceleram o amadurecimento das frutas, que assumem um aspecto desagradável.
Veja também: Fuja do calor: 7 frutas e vegetais para refrescar e hidratar durante o ápice
Sendo assim, é necessário ficar atento a diversas dicas que aumentam o prazo de validade desse tipo de alimento. Afinal, ninguém deseja desperdiçar ou ter prejuízos devido a uma série de práticas que podem ser facilmente evitadas. Entenda.
Estas são as melhores dicas para armazenar banana
1. Revestir as bananas com plástico-filme
Em primeiro lugar, um dos melhores métodos de conservação de bananas é envolvê-las em plástico-filme individualmente. Isso ajuda a manter a umidade e evita que elas amadureçam muito rápido, mantendo-as frescas por mais tempo.
2. Separar cada uma cortando os caules
Vale ressaltar que se determinados frutos permanecerem juntos, a produção de gases que as tornam madura aumenta. Portanto, é imprescindível cortar os caules separadamente, interrompendo o processo natural de oxidação.
3. Cortar pedaços pequenos e congelar
Se você tem bananas maduras demais, uma ótima maneira de aproveitá-las é cortá-las em pedaços pequenos. Em seguida, leve ao congelador, reunindo porções que devem ser utilizadas em vitaminas e até sorvetes saudáveis.
4. Usar os alimentos em receitas criativas
Além do consumo in natura, procure receitas criativas, como pães, bolos, panquecas e muffins. Nesse caso, elas adicionam uma doçura agradável e umidade a diferentes preparos, dispensando o uso de açúcar refinado e outros adoçantes.
5. Por que não é adequado usar a geladeira?
Por fim, entre as dicas para cuidar melhor da sua banana, lembre-se que as bananas não devem ser armazenadas na geladeira, pois o frio compromete a textura. Logo, a consistência firme não é agradável ao paladar, ou seja, trata-se de uma tentativa falha que sequestra nutrientes.
Visto que a banana reúne vitaminas e minerais importantes, não deixe de armazená-las corretamente, garantindo seu potencial nutritivo na alimentação. Dessa forma, considere as orientações acima e não desperdice mais.