scorecardresearch ghost pixel



Você nunca mais vai usar roupas novas antes de lavar; entenda o motivo

Normalmente, as pessoas não se preocupam com a limpeza de roupas novas, ao imaginar que elas parecem limpas, porém, é válido considerar alguns riscos.



Você já se perguntou se é necessário lavar roupas novas antes de usá-las? Muitas pessoas acham que não, devido ao perfume. No entanto, a falta de certos cuidados elevam o risco de doenças, afetam o meio ambiente e traz malefícios.

Veja também: Xô, urucubaca: 8 plantas para atrair boas energias e ajudar nos dias difíceis

Ao passo que a matéria-prima usada pela indústria da moda tem sido alvo de críticas, é importante se prevenir. Dessa forma, seja em uma lavanderia especializada ou em casa, comece a assumir práticas mais higiênicas.

Veja por que você deve lavar roupas novas

Alergias na pele e irritação

Em primeiro lugar, as roupas novas podem conter resíduos de corantes, amaciantes e demais ativos químicos. Esses produtos são usados durante o processo de fabricação e transporte, visando manter a qualidade após a confecção.

Contudo, representam substâncias que causam alergias na pele, como coceira, vermelhidão, bolhas ou erupções. Desse modo, está relacionada a casos de dermatite atópica, resultando em inúmeras reações dermatológicas.

Intoxicação por produtos químicos

Quanto aos componentes perigosos, destaca-se a quinolina, presente nos pigmentos usados para colorir os tecidos. A princípio, o composto foi associado à incidência de câncer conforme o organismo absorve partículas no ar.

Dito isso, o conteúdo tóxico compromete o funcionamento do metabolismo, comprometendo o sistema respiratório e o fígado. Logo, os principais sintomas são dor de cabeça, náusea, vômito, tontura ou convulsões.

Infecção bacteriana e fúngica

Por fim, as peças disponíveis em lojas costumam estar contaminadas por bactérias e fungos que se proliferam. Nesse caso, a contaminação ocorre nos locais onde elas foram armazenadas ou expostas, mesmo em estabelecimentos de luxo.

Portanto, os microrganismos promovem acne, foliculite, impetigo e até micoses, ao acessar feridas e mucosas. Sendo assim, é fundamental lavar as roupas novas pelo menos duas vezes antes de usar, utilizando a máquina e a secadora.

Entre alergias, intoxicação e infecção, é recomendável higienizar cada uma das roupas ao realizar a aquisição, não importa o quão limpa esteja.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário