Você já percebeu que a sua produtividade é menor nas segundas-feiras? Não está sozinho! Algumas pesquisas já comprovaram que, de fato, o primeiro dia da semana é mais desafiador para muitas pessoas. Vamos explorar os motivos por trás dessa realidade comum? Entenda quais são as causas, segundo uma pesquisa esclarecedora.
Leia mais: Síndrome do Fantástico: como lidar com a depressão do domingo?
A pesquisa conduzida pela Deputy, uma consultoria de produtividade, mostrou que a maioria dos profissionais se sente menos produtiva no início da semana de trabalho. Muitos deles até desejariam que a segunda-feira ainda fizesse parte do fim de semana.
Segunda-feira e a baixa produtividade
As causas mais comuns dessa baixa eficiência estão relacionadas ao estresse elevado e à falta de motivação com o início de mais uma semana. É a lembrança de que você tem muito a fazer e obrigações a cumprir! Segundo a pesquisa, os profissionais relatam ser até 25% menos produtivos na segunda do que durante o resto da semana.
Para superar essa sensação de baixa produtividade e falta de motivação, há caminhos. É importante buscar equilibrar ao máximo a vida pessoal e profissional, organizar questões pessoais e evitar acumular grandes tarefas e responsabilidades para a segunda-feira.
Além disso, segundo os entrevistados pela pesquisa, a maioria prefere trabalhar em casa nas segundas-feiras, especialmente aqueles que adotam o formato de trabalho híbrido. É uma forma de não “entrar na pilha” logo no início da semana.
Por outro lado, os dias de terça e quarta-feira são considerados os mais produtivos, especialmente entre as 9h e 11h da manhã. Evitar deixar tarefas importantes para o final da tarde, por volta das 17h, quando a produtividade tende a ser mais baixa, também é uma boa estratégia para qualquer dia da semana.
Além disso, tente identificar os horários do dia em que você é mais produtivo e passe a reservar esses momentos para tarefas críticas, consideradas mais complicadas. O que também ajuda é ter um bom planejamento da agenda da semana, incluindo também as demandas pessoais para nada ficar de fora e tirar a sua paz.